• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2020.tde-18012022-121822
Document
Auteur
Nom complet
Josefa Edivoneide Andrade dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Lorena, 2020
Directeur
Jury
Shigue, Carlos Yujiro (Président)
Andrade, Herlandí de Souza
Martins, Lilian Cassia Bacich
Titre en portugais
Uma análise dos efeitos das tecnologias digitais na aprendizagem da Educação Infantil
Mots-clés en portugais
Aprendizagem Significativa
Educação Infantil
Habilidades
Pesquisa - ação
Tecnologias
Resumé en portugais
A presente pesquisa tem como tema Uma análise dos efeitos das tecnologias digitais na aprendizagem da Educação Infantil. Considerando que o uso de recursos tecnológicos em sala de aula ainda é incipiente, necessitando de uma inserção maior no ambiente educacional, o problema de pesquisa condutor deste estudo foi o seguinte: o uso integrado das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação Infantil, proporciona uma produção de conhecimento mais significativo? A partir da problemática, a pesquisa teve como objetivo geral compreender a necessidade da inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação Infantil, analisando seus efeitos no processo de aprendizagem. A abordagem desta pesquisa quanto aos objetivos enunciados é de caráter exploratório, de cunho qualitativo com aspectos quantitativos. Quanto aos procedimentos técnicos foi utilizada a metodologia da Pesquisa-ação, almejando analisar e viabilizar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos alunos da Educação Infantil, tendo como recurso integrador as tecnologias digitais. Para coleta e análise de dados, foi proporcionado aos docentes uma capacitação pedagógica com oficinas tecnológicas totalizando 24 horas, e para os alunos do Nível II foi realizado a aplicação da pesquisa desenvolvida em 20 etapas, com duração de 04 horas em cada etapa, totalizando 80 horas. A pesquisa aconteceu em uma escola da rede privada de ensino, no Vale do Paraíba - SP. Os resultados obtidos evidenciaram o desenvolvimento das habilidades socioemocionais que intermediadas pelas tecnologias digitais e associadas a ludicidade, estimularam efetivamente a autonomia e o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. Auxiliando na compreensão dos conteúdos e na promoção de um ensino mais significativo, que valoriza não apenas o cognitivo, mas o socioemocional.
Titre en anglais
An analysis of the effects of digital technologies on the learning of Early Childhood Education
Mots-clés en anglais
Action research
Early Childhood Education
Meaningful Learning
Skills
Technology
Resumé en anglais
This research has as its theme "An analysis of the effects of digital technologies in the learning of Early Childhood Education". Considering that the usage of technological resources in the classroom it is still inceptive, requiring a greater insertion in the educational environment, the research problem leading to this study was the following: does the integrated usage of Digital Information and Communication Technologies in Early Childhood Education provide a more significant knowledge production? Based on this problem, the research had the general objective of understanding the need for the insertion of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) in Early Childhood Education, analyzing its effects on the learning process. The approach of this research regarding the stated objectives it is of an exploratory nature, of a qualitative nature with quantitative aspects. As for technical procedures, the Action Research methodology was used, aiming to analyze and enable the development of socio-emotional skills in early childhood education students, using digital technologies as an integrating resource. For data collection and analysis, teachers were provided with a pedagogical training with technological workshops totaling 24 hours. For Level II students, the application of the research was developed in 20 stages, lasting 04 hours in each stage, totaling 80 hours. The research took place at a private school in Vale do Paraíba - SP. The results obtained showed the development of socioemotional skills that, mediated by digital technologies and associated with playfulness, effectively stimulated the autonomy and protagonism of students in the learning process helping to understand the content and promote more meaningful teaching, which values not only the cognitive, but also the socio-emotional.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
PED20005_C.pdf (5.97 Mbytes)
Date de Publication
2022-01-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.