• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2021.tde-14062022-105156
Document
Auteur
Nom complet
Thiago Ribeiro Borges
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Lorena, 2021
Directeur
Jury
Barreto, Maria Auxiliadora Motta (Président)
Moraes, Elisângela de Jesus Cândido
Souza, Mariana Aranha de
Titre en portugais
Avaliação de competências transversais no ensino técnico: uma proposta de Educaçao Baseada em Competências no ensino da bioética
Mots-clés en portugais
Bioética
Competência profissional
Ensino profissional e técnico
Ética profissional
Métodos de ensino
Resumé en portugais
Atualmente a sociedade demanda capacidades comportamentais aplicáveis a múltiplos contextos, estas são denominadas competências transversais. Integrado a este fato, nos cursos da área de saúde um fator essencial é o aprendizado da bioética, perspectiva que analisa criticamente situações-problema e temas sociocientíficos através de um olhar interdisciplinar. Este campo do saber está relacionado ao que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O objetivo visou aplicar uma sequência didática na disciplina Ética e Legislação de um curso técnico da área da saúde com a intenção de auxiliar no desenvolvimento da competência transversal Ética por meio da Educação Baseada em Competências (EBC) e facilitar o ensino da bioética. Foram selecionadas duas turmas: Turma A (manhã) com 17 alunos e turma B (noite) com 32 alunos, ambas de um curso técnico de radiologia de uma instituição particular localizada no interior do Estado de São Paulo. A turma A seguiu o plano de ensino regular já conhecido pela instituição e a turma B vivenciou a sequência didática realizada em 10 aulas. O delineamento se enquadrou como pesquisa mista experimental e de estudo de caso, sendo devidamente aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). Os resultados apontaram que tanto a Turma A quanto a turma B tiveram o desenvolvimento de competências transversais, mesmo vivenciando estratégias didáticas diferentes. Na turma B foi apontado que a sequência didática facilitou o ensino da bioética e que a Educação Baseada em Competências auxiliou no desenvolvimento das competências transversais, em especial a competência Ética. Conclui-se que o desenvolvimento de competências pode ocorrer na vivência e aplicação de diferentes propostas metodológicas e didáticas.
Titre en anglais
Evaluation of transversal competences in technical education: a proposal of Competence-Based Education in the teaching of bioethics
Mots-clés en anglais
Bioethics
Professional and technical education
Professional competence
Professional ethics
Teaching methods
Resumé en anglais
Modernity requires behavior of behavioral use that involves multiple social contexts, called transferable skills. Integrated to this fact, in health courses, an essential factor is the learning of bioethics, a perspective that critically analyzes problem situations and socio-scientific themes through an interdisciplinary view. This knowledge is related to that recommended by the BNCC (National Common Curricular Base) in the area of Natural Sciences and its Technologies. The objective is to apply a didactic sequence of the discipline Ethics and Legislation of a technical course in the health area with the intention of assisting in the development of transferable skill Ethics through Competence Based Education (EBC) and facilitate the teaching of bioethics. Two classes were selected: Class A (morning), with 17 students and Class B (night), with 32 students, in a technical radiology course at a specific institution located in the interior of the State of São Paulo. The class following the regular teaching plan already known by the institution and class B experienced the didactic sequence carried out in 10 classes. The design is classified as a experimental research and a case study, being approved by the Ethics and Research Committee (CEP). The results showed how much class A and class B had the development of transferable skills, the same experience and different teaching strategies. In class B, it was indicated that the didactic sequence facilitated the teaching of bioethics and that Competence-Based Education helped in the development of transferable skills, especially in Ethics competence. Concluded, if the development of skills can occur in the experience and application of different techniques and teaching methods.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
PED21007_O.pdf (3.05 Mbytes)
Date de Publication
2022-06-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.