• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2021.tde-14062022-103859
Documento
Autor
Nome completo
Nelma Maria de Souza Mattioli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2021
Orientador
Banca examinadora
Santos, Eduardo Ferro dos (Presidente)
Garcia, Roberta Veloso
Andrade, Herlandí de Souza
Matias, Nelson Tavares
Título em português
Uso de Ferramentas de Compartilhamento de Informações para a Interação Digital: Uma Aplicação no Ensino de Ciências
Palavras-chave em português
Ensino de Ciências
Interação e Colaboração no Ensino
Letramento Científico
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Resumo em português
O modelo de sociedade na atualidade requer uma mudança de paradigma educacional que leve em consideração o conhecimento dos alunos, o que pensam e como aprendem, desenvolvendo as competências necessárias para a sua formação na integralidade. Diante disso, a presente pesquisa baseou-se na utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação TDIC , aplicadas ao ensino de Ciências, em especial as que fazem o uso de quadros digitais de compartilhamento de informação e interatividade do estudante, durante o processo de letramento científico. O objetivo foi apresentar uma sequência de etapas realizadas em um relato de caso. Para isso, as instanciações propostas pelo Design Science Research foram utilizadas para apresentar os passos na condução da pesquisa, com o intuito de produzir, com base na solução de um problema, a construção de um novo artefato: uma metodologia de ensino e aprendizagem utilizando o mural virtual Padlet. A pesquisa, desenvolvida com estudantes do Ensino Médio em uma escola privada, foi planejada e organizada em seis instanciações. A condução do relato de caso evidenciou que as instâncias apresentadas como proposta favoreceram avanços no letramento científico dos estudantes do caso analisado.
Título em inglês
Use of Information Sharing Tools for Digital Interaction: An Application in Science Education
Palavras-chave em inglês
Digital Information and Communication Technologies
Interaction and Collaboration in Teaching
Science teaching
Scientific Literacy
Resumo em inglês
The current model of society requires a change in the educational paradigm that takes into account the students' knowledge, what they think and how they learn, developing the skills necessary for their integral training. Therefore, this research was based on the use of Digital Technologies of Information and Communication - TDIC, applied to the teaching of Sciences, especially those that make use of digital tables for sharing information and interactivity of the student, during the process of scientific literacy. The objective is to present a sequence of steps performed in a case report. For this, the instantiations proposed by Design Science Research were used to present the steps in conducting the research, with the objective of producing, based on the solution of a problem, the construction of a new artifact: a teaching and learning methodology using the mural virtual Padlet. The research was developed with high school students in a private school, planned and organized in six instances. The conduct of the case report showed that the instances presented as a proposal favored advances in the scientific literacy of the students in the case analyzed.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
PED21004_O.pdf (4.36 Mbytes)
Data de Publicação
2022-06-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.