• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2021.tde-14062022-103327
Document
Auteur
Nom complet
Bianca Carolina Rossi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Lorena, 2021
Directeur
Jury
Shigue, Carlos Yujiro (Président)
Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga
Santos, Ricardo Mendonça Neves dos
Titre en portugais
Metodologia ativa em aula de campo: avaliação cognitiva e socioemocional de alunos do ensino médio de escolas rurais e urbanas
Mots-clés en portugais
Aprendizagem Baseada em Projetos
Ensino de Ecologia
Ensino Médio
Mata Atlântica
Resumé en portugais
A educação brasileira vem sofrendo mudanças ao longo dos últimos anos, buscando o rompimento com os modelos tradicionais de ensino e incentivando a utilização de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que tem por objetivo desenvolver o protagonismo nos alunos. Uma área interessante para desenvolve-la é a Ecologia pois, como trabalha a interação dos seres vivos e os impactos humanos na natureza, pode ser desenvolvida em ambientes naturais por meio de projetos e assim contribuir para o desenvolvimento habilidades socioemocionais e aprendizagem sobre pesquisas científicas, promovendo autonomia intelectual e científica nos alunos. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi comparar o rendimento cognitivo e socioemocional de alunos de escolas rurais e urbanas por meio da ABP quanto ao Bioma Mata Atlântica, uma vez que, geralmente, ambas localidades apresentam unidades escolares distintas devido a inúmeros fatores. O estudo foi realizado com alunos do 1° ano do Ensino Médio de duas escolas públicas rurais e duas urbanas de Taubaté (SP). A atividade ocorreu em 2019 no decorrer de sete etapas, sendo uma no Parque Natural Municipal Trabiju em Pindamonhangaba (SP) e as demais nas escolas. Os participantes responderam um pré-teste, participaram de atividade prática no parque, analisaram e discutiram dados nas escolas, redigiram relatório científico, participaram de um congresso cientifico e responderam um pós-teste e um questionário socioemocional. Os resultados do pré-teste não apresentaram diferenças significativas entre as escolas urbanas e rurais, indicando maiores dificuldades com as questões sobre localizações geográficas do Bioma e maior conhecimento sobre sua conservação. Durante a etapa na floresta todos os alunos demonstraram grande apreciação pelo local, enfatizaram a beleza estética da floresta e apresentaram dificuldades nas elaborações das perguntas científicas, entretanto os participantes das rurais apresentaram maior desenvolvimento e engajamento nas atividades. Quanto as demais etapas, novamente os alunos das rurais tiveram maior participação e responsabilidade com o projeto e a maioria concluiu todas as atividades propostas. Porém, todas as escolas relataram certo nível de desinteresse dos colegas e dificuldade no trabalho em equipe. Ao final do projeto, alguns alunos foram selecionados para a apresentação dos trabalhos no congresso de iniciação cientifica e relataram grande felicidade na participação. Os resultados do pós-teste indicaram maior avanço cognitivo dos alunos das rurais e na avaliação socioemocional houve maior destaque, por parte deles, sobre a dinâmica de trabalho, como cooperação e discussão. Assim, pode-se concluir que os alunos das rurais apresentaram melhor rendimento nas etapas provavelmente devido à aproximação das atividades com seus cotidianos, vindo de encontro com a visão da ABP.
Titre en anglais
Active methodology in field classes: cognitive and socioemotional assessment of high school students from rural and urban schools
Mots-clés en anglais
Atlantic Rainforest
Ecology Teaching
Highschool level
Project Based Learning
Resumé en anglais
Brazilian education has changed over the past few years, seeking to break with traditional teaching models and encouraging the use of active methodologies, such as Project Based Learning (PBL), which aims to develop protagonism in students. An interesting area to develop is Ecology because, the interaction of living beings and human impacts on nature works can be developed in natural environments through projects and contributes to the development of socio-emotional skills and learning about scientific research, promoting intellectual and scientific autonomy in students. Therefore, the objective of the present study was to compare the cognitive and socio-emotional performance of students from rural and urban schools through the PBL regarding the Atlantic Forest Biome, since, generally, both locations have different school units due to numerous factors. The study was carried out with students from the first year of high school in two public rural schools and two urban schools in Taubaté (SP). The activity took place in 2019 over seven stages, one in the Trabiju Municipal Natural Park in Pindamonhangaba (SP) and the others in schools. The participants answered a pre-test, participated in a practical activity in the park, analyzed and discussed data in schools, wrote a scientific report, participated in a scientific congress, and answered a post-test and a socio-emotional questionnaire. The results of the pre-test did not show any significant differences between urban and rural schools, indicating greater difficulties with the questions about geographical locations of the Biome and greater knowledge about its conservation. During the stage in the forest, all students showed great appreciation for the place, emphasized the aesthetic beauty of the forest, and presented difficulties in the elaboration of scientific questions however, the rural participants showed greater development and engagement in activities. As for the other stages, the rural students again had greater participation and responsibility with the project and the majority completed all the proposed activities. However, all schools reported a certain level of lack of interest from colleagues and difficulty in teamwork. At the end of the project, some students were selected to present their work at the scientific initiation congress and reported great happiness in their participation. The results of the post-test indicated greater cognitive advancement of rural students and in the socio-emotional assessment, there was a greater emphasis on their part, about work dynamics, such as cooperation and discussion. In conclusion, rural students recorded a better performance in the stages, probably due to the approximation of activities to their daily lives, coming in line with the PBL vision.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
PED21001_O.pdf (2.79 Mbytes)
Date de Publication
2022-06-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.