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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2021.tde-14062022-102244
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Marques Cianni dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2021
Orientador
Banca examinadora
Garcia, Roberta Veloso (Presidente)
Ferraz, Denise Pereira de Alcantara
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga
Pardal, Paula Cristiane Pinto Mesquita
Título em português
A utilização dos jogos de linguagem de Wittgenstein para promover a argumentação em crianças no início da alfabetização científica: uma proposta de análise do processo argumentativo
Palavras-chave em português
Alfabetização científica
Ensino Fundamental
Jogos linguísticos
Resumo em português
A inserção do indivíduo na cultura científica passa pela alfabetização científica e essa, por um ensino que privilegie a investigação e a argumentação no cenário escolar, especialmente nas aulas de Ciências. A partir da sugestão de Sasseron e Carvalho acerca dos indicadores que apontam para a alfabetização científica e do modelo proposto por Lawson para definir a estrutura da argumentação, foi elaborada uma tabela que elencasse a argumentação de crianças do segundo ano do Ensino Fundamental, nivelando-a em cinco níveis que apontam para o raciocínio lógico e o domínio do conteúdo levando em consideração os jogos linguísticos de Wittgenstein. Para aplicar a tabela, foi elaborada uma sequência didática que possibilitasse a observação e estudo dos argumentos utilizados pelas crianças. Considerando tais atividades e a faixa etária das crianças, observou-se que elas tendem a não completar a sequência argumentativa proposta por Lawson, contudo já apresentam fortes traços de alfabetização científica.
Título em inglês
The use of Wittgenstein's language games to promote argumentation in children at the beginning of scientific literacy: a proposal for analyzing the argumentative process
Palavras-chave em inglês
Elementary School
Linguage games
Scientific Literacy
Resumo em inglês
The insertion of the individual in scientific culture goes through scientific literacy and this, through teaching that favors research and argumentation in the school scenario, especially in Science classes. Based on the suggestion of Sasseron and Carvalho about the indicators that point to scientific literacy and the model proposed by Lawson to define the structure of the argument, a table was elaborated that listed the argumentation of children of the second year of Elementary School, leveling it at five levels that point to logical reasoning and mastery of content taking into account Wittgenstein's linguistic games. To apply the table, a didactic sequence was elaborated that allowed the observation and study of the arguments used by the children. Considering such activities and the children's age group, it was observed that they tend not to complete the argumentative sequence proposed by Lawson, however they already have strong traces of scientific literacy.
 
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PED21003_O.pdf (1.00 Mbytes)
Data de Publicação
2022-06-14
 
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