• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2022.tde-12122022-132331
Document
Auteur
Nom complet
Marco Aurélio Araujo Corrêa de Lima
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Lorena, 2022
Directeur
Jury
Barreto, Maria Auxiliadora Motta (Président)
Garcia, Roberta Veloso
Romão, Érica Leonor
Souza, Mariana Aranha de
Titre en portugais
Estratégias metacognitivas no Ensino Fundamental II: análise de aspectos motivacionais no Ensino de Ciências por meio da metodologia Design for change
Mots-clés en portugais
Design for change
Ensino de Ciências
Estratégias metacognitivas
Motivação para aprender
Resumé en portugais
O presente trabalho propõe uma análise a respeito dos fatores envolvidos na motivação e seus componentes relacionados às estratégias metacognitivas da aprendizagem no Ensino de Ciências. A metodologia utilizada trata-se uma pesquisa de campo, com delineamento pautado no estudo de caso, utilizando-se da técnica design for change, sendo os participantes da referida pesquisa: vinte estudantes e oito professores do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular do interior do Estado de São Paulo. Os objetivos da pesquisa foram: analisar quais são os aspectos motivacionais que podem influenciar na motivação do aluno do Ensino Fundamental II por meio da metodologia design for change a fim de proporcionar maior engajamento e motivação nas aulas de Ciências, utilizando-se de estratégias metacognitivas para a aprendizagem. O levantamento das informações por intermédio de ficha de observação, questionário, registros fotográficos e anotações realizadas durante os encontros, permitiu que o fenômeno elucidado pudesse ser refletido em função de diferentes vieses psicológico, ambiental e emocional e indicaram que a aplicação do projeto foi capaz de oferecer aos estudantes a possibilidade de os mesmos desenvolverem a capacidade de reflexão acerca de suas próprias questões, bem como maior conhecimento acerca de suas próprias estratégias de aprendizagem, elevando sua motivação para aprender nas aulas de Ciências. Consoante à análise realizada foi possível estabelecer como produto do presente trabalho um manual descritivo que esclarece os pormenores envolvidos nas etapas de aplicação da metodologia para o ensino de Ciências.
Titre en anglais
Metacognitive strategies in Elementary School II: analysis of the motivational aspects of Science Teaching through the methodology Design for change
Mots-clés en anglais
Design for change
Metacognitive strategies
Motivation to learn
Science teaching
Resumé en anglais
The present Project proposes a literature an analysis about the factors involved in the motivation and its components related to the metacognitive learning strategies in Science Teaching. The methodology used is field research, as outline based on a study case, with the target audience students of the 9th grade of Basic Education. being the eight students surveyed in the research: twenty students and teachers of the 9th year of Elementary School II of a private school in the interior of the State of São Paulo. The objectives of this publication were: analyze the motivational aspects that can influence the research of Elementary School II students through the Design for Change methodology in order to provide greater motivation and objectives in Science classes, using metacognitive strategies a learning process. The collection of information through observation form, questionnaire, photographic records and notes taken during the meetings, allowed the elucidated phenomenon to be reflected in terms of different biases - psychological, environmental and emotional and indicated that the application of the project was able to to offer students the possibility of developing the ability to reflect on their own issues, as well as greater knowledge about their own learning strategies, increasing their motivation to learn in Science classes. According to the analysis, will be possible to establish as a product of the present work, a descriptive manual that clarifies the steps of applying the methodology for Science Teaching.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
PED22008_C.pdf (1.09 Mbytes)
Date de Publication
2022-12-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.