• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2022.tde-12122022-132331
Documento
Autor
Nome completo
Marco Aurélio Araujo Corrêa de Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2022
Orientador
Banca examinadora
Barreto, Maria Auxiliadora Motta (Presidente)
Garcia, Roberta Veloso
Romão, Érica Leonor
Souza, Mariana Aranha de
Título em português
Estratégias metacognitivas no Ensino Fundamental II: análise de aspectos motivacionais no Ensino de Ciências por meio da metodologia Design for change
Palavras-chave em português
Design for change
Ensino de Ciências
Estratégias metacognitivas
Motivação para aprender
Resumo em português
O presente trabalho propõe uma análise a respeito dos fatores envolvidos na motivação e seus componentes relacionados às estratégias metacognitivas da aprendizagem no Ensino de Ciências. A metodologia utilizada trata-se uma pesquisa de campo, com delineamento pautado no estudo de caso, utilizando-se da técnica design for change, sendo os participantes da referida pesquisa: vinte estudantes e oito professores do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular do interior do Estado de São Paulo. Os objetivos da pesquisa foram: analisar quais são os aspectos motivacionais que podem influenciar na motivação do aluno do Ensino Fundamental II por meio da metodologia design for change a fim de proporcionar maior engajamento e motivação nas aulas de Ciências, utilizando-se de estratégias metacognitivas para a aprendizagem. O levantamento das informações por intermédio de ficha de observação, questionário, registros fotográficos e anotações realizadas durante os encontros, permitiu que o fenômeno elucidado pudesse ser refletido em função de diferentes vieses psicológico, ambiental e emocional e indicaram que a aplicação do projeto foi capaz de oferecer aos estudantes a possibilidade de os mesmos desenvolverem a capacidade de reflexão acerca de suas próprias questões, bem como maior conhecimento acerca de suas próprias estratégias de aprendizagem, elevando sua motivação para aprender nas aulas de Ciências. Consoante à análise realizada foi possível estabelecer como produto do presente trabalho um manual descritivo que esclarece os pormenores envolvidos nas etapas de aplicação da metodologia para o ensino de Ciências.
Título em inglês
Metacognitive strategies in Elementary School II: analysis of the motivational aspects of Science Teaching through the methodology Design for change
Palavras-chave em inglês
Design for change
Metacognitive strategies
Motivation to learn
Science teaching
Resumo em inglês
The present Project proposes a literature an analysis about the factors involved in the motivation and its components related to the metacognitive learning strategies in Science Teaching. The methodology used is field research, as outline based on a study case, with the target audience students of the 9th grade of Basic Education. being the eight students surveyed in the research: twenty students and teachers of the 9th year of Elementary School II of a private school in the interior of the State of São Paulo. The objectives of this publication were: analyze the motivational aspects that can influence the research of Elementary School II students through the Design for Change methodology in order to provide greater motivation and objectives in Science classes, using metacognitive strategies a learning process. The collection of information through observation form, questionnaire, photographic records and notes taken during the meetings, allowed the elucidated phenomenon to be reflected in terms of different biases - psychological, environmental and emotional and indicated that the application of the project was able to to offer students the possibility of developing the ability to reflect on their own issues, as well as greater knowledge about their own learning strategies, increasing their motivation to learn in Science classes. According to the analysis, will be possible to establish as a product of the present work, a descriptive manual that clarifies the steps of applying the methodology for Science Teaching.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
PED22008_C.pdf (1.09 Mbytes)
Data de Publicação
2022-12-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.