• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2023.tde-12012024-142520
Document
Auteur
Nom complet
André Leite Nunes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Lorena, 2023
Directeur
Jury
Rodrigues Junior, Durval (Président)
Moraes, Elisângela de Jesus Cândido
Ramos, Daniela Karine
Titre en portugais
Realidade Aumentada na Educação: compreensão conceitual de Química no Ensino Médio
Mots-clés en portugais
Aprendizagem
Criação de aplicativo
Ensino de Química
Formação docente
Realidade Aumentada
Resumé en portugais
A Realidade Aumentada (RA) é uma interface computacional que possibilita simulação em tempo real, permitindo a capacidade de visualização espacial através de animações 2D e 3D interativas para diferentes modelos. É uma tecnologia promissora que possibilita a interação das pessoas com objetos reais e virtuais simultaneamente. O presente trabalho teve como objetivo analisar a utilização da RA como ferramenta de ensino de Química no Ensino Médio, especificamente geometria molecular e a compreensão conceitual dos alunos. A metodologia adotada incluiu uma revisão de literatura bibliográfica que forneceu uma base sólida para o contexto do estudo e ajudou a estabelecer a relevância do tema ao ser acompanhada de um estudo de pesquisa-ação envolvendo a aplicação prática do uso da RA na sala de aula e de coleta dos dados observados. Este trabalho tem como produto o aplicativo GEOMOL, recurso criado pelo autor para ensinar geometria molecular e outros conceitos em Química e uma Cartilha para auxiliar a utilização, tanto do GEOMOL, como de outros 11 aplicativos de RA, o que facilitou a aprendizagem sobre alguns conceitos e o uso de diferentes aplicativos. Foram observadas várias ações positivas por parte dos docentes, como uma maior reflexão e experimentação com o uso da RA, e uma melhora na capacidade de visualização espacial, imersão e reflexão dos alunos diante dos conteúdos apresentados. A pesquisa concluiu que a utilização da RA aumentou a motivação e interesse dos alunos, favoreceu a interação entre o meio digital e os conceitos estudados e promoveu a comunicação e troca de experiências entre os docentes e os alunos.
Titre en anglais
Augmented Reality in Education: Conceptual Understanding of Chemistry in High School
Mots-clés en anglais
Augmented Reality
Chemistry teaching
Learning. Creation of app
Teacher training
Resumé en anglais
Augmented Reality (AR) is a computational interface that enables real-time simulation, enabling spatial visualization through interactive 2D and 3D animations for different models. It is a promising technology that allows people to interact with real and virtual objects simultaneously. The present work aimed to analyze the use of AR as a tool for teaching Chemistry in High School, specifically molecular geometry and students' conceptual understanding. The methodology adopted included a bibliographic literature review that provided a solid basis for the context of the study and helped to establish the relevance of the topic when accompanied by an action research study involving the practical application of the use of AR in the classroom and collection of observed data. This work has as its product the GEOMOL application, a resource created by the author to teach molecular geometry and other concepts in Chemistry and a Booklet to assist in the use of both GEOMOL and 11 other AR applications, which facilitated learning about some concepts and the use of different applications. Several positive actions were observed on the part of teachers, such as greater reflection and experimentation with the use of AR, and an improvement in students' spatial visualization, immersion and reflection capacity regarding the content presented. The research concluded that the use of AR increased students' motivation and interest, favored interaction between the digital medium and the concepts studied and promoted communication and exchange of experiences between teachers and students.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
PED23013_C.pdf (8.87 Mbytes)
Date de Publication
2024-01-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.