• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2023.tde-12012024-142520
Documento
Autor
Nome completo
André Leite Nunes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2023
Orientador
Banca examinadora
Rodrigues Junior, Durval (Presidente)
Moraes, Elisângela de Jesus Cândido
Ramos, Daniela Karine
Título em português
Realidade Aumentada na Educação: compreensão conceitual de Química no Ensino Médio
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Criação de aplicativo
Ensino de Química
Formação docente
Realidade Aumentada
Resumo em português
A Realidade Aumentada (RA) é uma interface computacional que possibilita simulação em tempo real, permitindo a capacidade de visualização espacial através de animações 2D e 3D interativas para diferentes modelos. É uma tecnologia promissora que possibilita a interação das pessoas com objetos reais e virtuais simultaneamente. O presente trabalho teve como objetivo analisar a utilização da RA como ferramenta de ensino de Química no Ensino Médio, especificamente geometria molecular e a compreensão conceitual dos alunos. A metodologia adotada incluiu uma revisão de literatura bibliográfica que forneceu uma base sólida para o contexto do estudo e ajudou a estabelecer a relevância do tema ao ser acompanhada de um estudo de pesquisa-ação envolvendo a aplicação prática do uso da RA na sala de aula e de coleta dos dados observados. Este trabalho tem como produto o aplicativo GEOMOL, recurso criado pelo autor para ensinar geometria molecular e outros conceitos em Química e uma Cartilha para auxiliar a utilização, tanto do GEOMOL, como de outros 11 aplicativos de RA, o que facilitou a aprendizagem sobre alguns conceitos e o uso de diferentes aplicativos. Foram observadas várias ações positivas por parte dos docentes, como uma maior reflexão e experimentação com o uso da RA, e uma melhora na capacidade de visualização espacial, imersão e reflexão dos alunos diante dos conteúdos apresentados. A pesquisa concluiu que a utilização da RA aumentou a motivação e interesse dos alunos, favoreceu a interação entre o meio digital e os conceitos estudados e promoveu a comunicação e troca de experiências entre os docentes e os alunos.
Título em inglês
Augmented Reality in Education: Conceptual Understanding of Chemistry in High School
Palavras-chave em inglês
Augmented Reality
Chemistry teaching
Learning. Creation of app
Teacher training
Resumo em inglês
Augmented Reality (AR) is a computational interface that enables real-time simulation, enabling spatial visualization through interactive 2D and 3D animations for different models. It is a promising technology that allows people to interact with real and virtual objects simultaneously. The present work aimed to analyze the use of AR as a tool for teaching Chemistry in High School, specifically molecular geometry and students' conceptual understanding. The methodology adopted included a bibliographic literature review that provided a solid basis for the context of the study and helped to establish the relevance of the topic when accompanied by an action research study involving the practical application of the use of AR in the classroom and collection of observed data. This work has as its product the GEOMOL application, a resource created by the author to teach molecular geometry and other concepts in Chemistry and a Booklet to assist in the use of both GEOMOL and 11 other AR applications, which facilitated learning about some concepts and the use of different applications. Several positive actions were observed on the part of teachers, such as greater reflection and experimentation with the use of AR, and an improvement in students' spatial visualization, immersion and reflection capacity regarding the content presented. The research concluded that the use of AR increased students' motivation and interest, favored interaction between the digital medium and the concepts studied and promoted communication and exchange of experiences between teachers and students.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
PED23013_C.pdf (8.87 Mbytes)
Data de Publicação
2024-01-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.