• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2023.tde-12012024-141632
Documento
Autor
Nombre completo
Ewellin Valesca Rodrigues dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Lorena, 2023
Director
Tribunal
Catuogno, Célia Regina Tomachuk dos Santos (Presidente)
Moraes, Elisângela de Jesus Cândido
Souza, Mariana Aranha de
Título en portugués
A percepção dos estudantes do Ensino Médio quanto ao seu Projeto de Vida e a contribuição da disciplina na sua formação
Palabras clave en portugués
Ensino Médio
Habilidades socioemocionais
Projeto de vida
Resumen en portugués
O presente projeto de pesquisa teve como temática projeto de vida, visando atender as competências, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que abordam a importância da tecnologia e o do mundo trabalho. A partir das habilidades de comunicação, criticidade, ética, reflexões, relações e desafios, reconhecer as oportunidades, a conexão entre trabalho, valores, realização e a transformação social. O intuito foi provocar a reflexão e o interesse em se planejar e se organizar para o futuro. Além disso, identificar as contribuições da disciplina Projeto de Vida (PV) na tomada de decisão de 23 alunos de Ensino Médio de uma escola pública e, a partir disso, estimular uma reflexão sobre seus planos futuros e sonhos. É importante ressaltar que ter um projeto de vida, pode fornecer aos jovens condições emocionais de se prepararem para os desafios e possíveis dificuldades ao longo de seu desenvolvimento. Oportuniza maior segurança emocional e de seu papel enquanto agente de sua vida, pensando em suas escolhas e caminho de subjetividade e autonomia. Por meio de um questionário inicial foi avaliado se os alunos possuíam um projeto de vida para os próximos anos visando entender sua trajetória e escolhas. Realizou-se oficinas e rodas de conversa com temas abordando: escolhas, caminhos, desejos, sonhos, crenças, família, mulher, drogas, violência, saúde mental, papel social, juventude e seus desafios, medos e autoconhecimento, que promoveram a criação do projeto de vida ou a sua organização, quando já existia. Ao longo do projeto, os estudantes foram se apropriando da construção de seu projeto de vida e do entendimento de suas habilidades socioemocionais (HSE). Compreendeu-se, avaliando o desempenho dos estudantes e o questionário final, que eles estão em fase de escolhas e organização para o futuro, mas também expostos a conflitos internos, influências familiares e sociais, medos e desejos.
Título en inglés
High School students' perception of their Life Project and the discipline's contribution to their training
Palabras clave en inglés
High school
Life Project
Socio-emotional skills
Resumen en inglés
This research project had a life project as its theme, aiming to comply with the competencies of the National Common Curricular Base (BNCC), which address the importance of technology and the world of work. Based on communication skills, criticality, ethics, reflections, relationships, and challenges, recognize opportunities, the connection between work, values, achievement, and social transformation. The aim was to provoke reflection and interest in planning and organizing for the future. In addition, identify the contributions of the Life Project discipline in the decision-making of 23 high school students from a public school and based on this, encourage reflection on their future plans and dreams. It is important to emphasize that having a life project can provide young people with emotional conditions to prepare themselves for challenges and possible difficulties throughout their development. It provides greater emotional security and your role as an agent in your life, thinking about your choices and path to subjectivity and autonomy. Through an pre-test, it was assessed whether the students had a life plan for the coming years to understand their trajectory and choices. Workshops and conversation circles were held with themes covering choices, paths, desires, dreams, beliefs, family, women, drugs, violence, mental health, social role, youth and its challenges, fears, and self-knowledge, which promoted the creation of life project or its organization, when it already existed. Throughout the project, students took ownership of building their life project and understanding their socioemotional skills. It was understood, by evaluating the students' performance and the post-test, that they are in the phase of choices and organization for the future, but also exposed to internal conflicts, family and social influences, fears and desires.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
PED23007_C.pdf (2.53 Mbytes)
Fecha de Publicación
2024-01-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.