• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2017.tde-06022017-112132
Documento
Autor
Nome completo
Marcus Vinicius Monteiro Gama
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2016
Orientador
Banca examinadora
Santos, Carlos Alberto Moreira dos (Presidente)
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga
Pereira, Marco Antonio Carvalho
Ribeiro, Rosinei Batista
Título em português
A interação de projetos educacionais para o aprendizado em ciências: o laboratório, a monitoria e a pré-iniciação científica
Palavras-chave em português
Ensino e Aprendizagem
Interação Universidade-Escola
Laboratório de Ciências
Pré-IC
Projetos
Resumo em português
Ensinar é sem dúvida um dos grandes desafios do século XXI. A busca por alternativas ao tradicional sistema de ensino mostra a necessidade de mudanças, que é inerente à sociedade do conhecimento em contínua evolução. Desta forma, esta pesquisa pretende investigar se as ações desenvolvidas na Escola E. E. Arnolfo Azevedo pelo projeto Laboratório de Ciências e sua interação com a Universidade por meio do programa de Préiniciação Científica contribuem para a construção e manutenção de um modelo que busca a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem em ciências exatas e biológicas nas Escolas Públicas. Foram utilizados questionários qualitativos e quantitativos para construção dos gráficos em forma de barras e linhas de tendência, associando estes dados ao referencial proposto por meio da triangulação. Assim, os resultados indicam que a participação dos alunos nos respectivos projetos: Laboratório e a Pré-iniciação científica, promovem significativa mudança de comportamento associado à dedicação e responsabilidade com os estudos representada pela melhora significativa em seu rendimento escolar e conseqüente melhora na qualidade do ensino na área de ciências naturais.
Título em inglês
The interaction of educational projects for learning in science: laboratory, tutoring, and scientific pre-initiation
Palavras-chave em inglês
Pre-IC
Projects
Science lab
Teaching and Learning
University-School Interaction
Resumo em inglês
Teaching is undoubtedly one of the greatest challenges of the 21st century. The search for alternatives to the traditional teaching system shows the need for changing, which is inherent to knowledge society in continuous development. Therefore, this research deals with the investigation whether the actions carried out in the Project of the Laboratory of Sciences at E.E. Arnolfo Azevedo and its interaction with the University through Scientific Pre-Initiation Program have contributed to the construction and maintenance of a model which seeks to improve the teaching and learning quality in Exact and Biological Sciences in Public Schools. Qualitative and quantitative surveys were used to build graphs of trend lines and error bars, associating these data with the proposed framework through triangulation. The results indicate that the students' participation in the respective projects (Laboratory and Scientific Pre-Initiation) has promoted meaningful behavior change associated with studies dedication and responsibility represented by the significant improvement in their school performance and, consequently, in the teaching quality in Natural Sciences area.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
PED16004_C.pdf (2.05 Mbytes)
Data de Publicação
2017-02-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.