• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.97.2018.tde-04122018-150936
Documento
Autor
Nome completo
Karina Ferreira Alves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2018
Orientador
Banca examinadora
Barreto, Maria Auxiliadora Motta (Presidente)
Pereira, Marco Antonio Carvalho
Rodrigues, Rita de Cássia Lacerda Brambilla
Santos, Ricardo Mendonça Neves dos
Título em português
Prática de ensino diferenciada em Microbiologia para alunos do Ensino Médio
Palavras-chave em português
Biologia
Ensino Médio
Infográficos
Microbiologia
Resumo em português
Microbiologia é a ciência que estuda os microrganismos e esses estão presentes no dia a dia de diversas maneiras, como por exemplo: na produção de alimentos, no meio ambiente, no sistema digestório humano, nas causas de doenças, entre outros. Os microrganismos são seres microscópicos, invisíveis a olho nu. São representados por vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos. Por suas infinitas espécies, por serem os habitantes mais antigos do planeta, pelas suas resistências e sobrevivência e por estarem presentes em qualquer lugar o que revela a importância de seu conhecimento, o presente trabalho teve como objetivo o uso de uma prática diferenciada para o ensino de Microbiologia, no Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino. Os alunos foram os responsáveis pela criação de infográficos sobre os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto, que foram produzidos na sala de computação da escola. A importância do infográfico está relacionada ao fato de que é possível apresentar em síntese conceitos de saneamento básico, higiene e demais informações importantes, de modo visualmente atrativo. Os resultados apresentaram-se satisfatórios, pois mais de 96% dos alunos aproveitaram a oportunidade da prática da pesquisa e da tecnologia para aprimorar a aprendizagem e o conhecimento dos conceitos ensinados na teoria sobre a Microbiologia.
Título em inglês
Practice of differentiated teaching in Microbiology for High School Students
Palavras-chave em inglês
Biology
High school
Infographics
Microbiology
Resumo em inglês
The Microbiology is the science that studies microorganisms and these are present in everyday life in various ways, for example: in food production, in the environment, in the human digestive system, in the causes of diseases, among others. The Microorganisms are microscopic beings invisible to the naked eye. They are represented for viruses, bacteria, protozoa, algae and fungi. For him infinite species, for they are the oldest inhabitants of the planet, because of their resistance and survival and because they are present anywhere that reveals the importance of their knowledge, this work had as objective the use of a differentiated practice for teaching of Microbiology, in the High School of a public-school system. The students were responsible for the development of infographics about the knowledge acquired throughout the project, which were produced in the school's computer room. The importance of infographic is related to the fact that it is possible to present in summary concepts of basic sanitation, hygiene and other important information, in a visually attractive way. The results were satisfactory because more than 96% of the students took advantage of the opportunity to practice research and technology to improve learning and knowledge of the concepts taught in the Microbiology theory.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
PED18010_C.pdf (1.88 Mbytes)
Data de Publicação
2018-12-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.