• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.97.2018.tde-04122018-150534
Document
Auteur
Nom complet
Raquel Alves Gazale
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Lorena, 2018
Directeur
Jury
Schneider, Sandra Giacomin (Président)
Travain, Silmar Antonio
Capri, Maria da Rosa
Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de
Titre en portugais
Aprendizagem baseada em problemas: uma proposta para as séries finais do ensino fundamental
Mots-clés en portugais
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino-aprendizagem
Metodologia ativa
Transdisciplinaridade
Resumé en portugais
Este trabalho foi uma pesquisa sobre uma metodologia ativa aplicada a alunos do ensino fundamental, buscando o desenvolvimento das seguintes habilidades: autonomia, iniciativa, interação, comunicação, argumentação, raciocínio lógico, participação, reflexão e criatividade, utilizando como recurso a abordagem transdisciplinar, relacionando o conteúdo matemático do Teorema de Pitágoras, "Triângulo Retângulo", aos conteúdos de Arte e História. O trabalho foi realizado em uma escola pública municipal de Ensino Fundamental, envolvendo 52 alunos dos 7º anos e 41 alunos dos 8º anos do Ensino Fundamental de 09 anos. Participaram desse projeto, além dos alunos, os professores de Matemática, Arte e História, titulares e eventuais, assim como os pais desses alunos. A metodologia aplicada nessa pesquisa é conhecida como PBL (Problem Based Learning) sigla inglesa para Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP no Brasil), que tem como princípio didático o trabalho em grupo, focado em desafiar os alunos a buscar estratégias para a solução de uma situação-problema, onde o educador torna-se o agente facilitador da aprendizagem. A proposta do trabalho encontra-se fundamentada na literatura produzida por diversas experiências de pesquisadores que investigaram as raízes da metodologia ABP (sigla escolhida para esse trabalho) e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem de alunos no Ensino Superior em diferentes Instituições brasileiras, e em outros países. O processo avaliativo desse trabalho foi elaborado utilizando-se como instrumentos metodológicos, questionários, a técnica de observação participante e uma atividade avaliativa escrita visando a verificação do desenvolvimento das habilidades acima mencionadas, e a aplicabilidade do método ABP nas séries finais do Ensino Fundamental. Concluiu-se que a aplicabilidade da ABP e a transdisciplinaridade são ações possíveis de serem realizadas, pois requerem poucos recursos humanos e materiais, e ainda provocam o interesse do aluno pelas atividades, por serem realizadas em grupos, as quais permitem o compartilhamento de ideias e experiências.
Titre en anglais
Problem-Based Learning: a proposal for the final grades of elementary school
Mots-clés en anglais
Active methodology
Problem-based learning
Teaching-learnin
Transdisciplinarity
Resumé en anglais
This work was a research on an active methodology applied to elementary students, seeking the development of the following abilities: autonomy, initiative, interaction, communication, argumentation, logical reasoning, participation, reflection and creativity, using as a resource the transdisciplinary approach, relating the mathematical content of the Pythagorean Theorem, "Rectangle Triangle", to the contents of Art and History. The work was carried out in a municipal public elementary school, involving 52 students from the 7th year and 41 students from the 8th year of the Elementary School of 09 years. In addition to the students, the teachers participated in this project, as well as the teachers of Mathematics, Art and History, as well as their parents and their parents. The methodology applied in this research is known as Problem Based Learning (PBL) for Problem Based Learning (ABP in Brazil), which has as a didactic principle the group work, focused on challenging students to seek strategies for solving a problem problem-situation, where the educator becomes the facilitator of learning. The proposal of the work is based on the literature produced by several experiences of researchers that investigated the roots of the ABP methodology and its implications in the teachinglearning process of students in Higher Education in different Brazilian institutions. In other countries. The evaluation process of this work was elaborated using as methodological instruments, questionnaires, the participant observation technique and a written evaluation activity aiming at verifying the development of the abovementioned abilities, and the applicability of the ABP method in the final grades of Elementary School. It was concluded that the applicability of PBL and transdisciplinarity are possible actions to be carried out, since they require few human and material resources, and still provoke the student's interest in the activities, because they are carried out in groups, which allow the sharing of ideas and experiences.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
PED18008_C.pdf (2.75 Mbytes)
Date de Publication
2018-12-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2022. Tous droits réservés.