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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.97.2018.tde-04122018-150228
Documento
Autor
Nome completo
Carina de Souza Cordeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2018
Orientador
Banca examinadora
Zamponi, Graziela (Presidente)
Capri Neto, Ângelo
Rodrigues, Rita de Cássia Lacerda Brambilla
Sena, Paulo Sergio de
Título em português
Utilização de mapas conceituais como ferramenta para a construção de conhecimentos em biologia com foco na articulação da micro e macrobiologia
Palavras-chave em português
Aprendizagem significativa
Construtivismo-interacionista
Ensino de Biologia
Mapas Conceituais
Resumo em português
A prática de ensino dos conteúdos da Biologia como disciplina do Ensino Médio apresenta muitos obstáculos à aprendizagem, entre eles o de não desenvolver no estudante a visão holística e articulada quando se trata da abordagem da micro e macrobiologia. Isso favorece a construção de uma visão fragmentada de um sistema complexo e interdependente. Como forma de superar essa dificuldade, propõe-se a utilização dos mapas conceituais por alunos do 1º e 3º Ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular de ensino de Pindamonhangaba - SP, objetivando oferecer uma prática pedagógica que, aliada à exploração dos mapas conceituais, crie condições para que o aluno construa o conhecimento de Biologia, desenvolvendo uma visão holística dos fenômenos com suas entidades e processos. A pesquisa foi aplicada em quatro etapas e realizada pelos alunos organizados em grupos. Inicialmente, foram desenvolvidas atividades para a familiarização com a ferramenta, utilizando-se o programa CmapTools. Em seguida, os alunos completaram mapas previamente construídos, inserindo conceitos e relações disponíveis em estacionamento, além de construírem um mapa a partir de texto do material didático adotado e completaram esse mapa a partir de pesquisa, o que buscou, entre outras coisas, o desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento. Finalmente, foram construídos quatro mapas a partir de questões-focais, elaboradas com intuito de buscar a reconciliação integrativa na construção de conhecimento dos alunos. Os resultados revelam que a maioria dos alunos conseguiu integrar os conceitos e relações necessárias para responder a questão focal, permitindo o protagonismo dos estudantes, a aprendizagem significativa e a construção colaborativa do conhecimento.
Título em inglês
Using conceptual maps as resource for the construction of knowledge in biology focusing on the articulation of micro and macrobiology
Palavras-chave em inglês
Biology Teaching
Conceptual Maps
Constructivism-interactionist
Meaningful learning
Resumo em inglês
The practice of teaching the contents of Biology as a discipline of High School presents many obstacles to learning, among them the non-developing of the student's holistic and articulated vision when dealing with the approach of micro and macrobiology. This favors the construction of a fragmented view of a complex and interdependent system. As a way to overcome this difficulty, it is proposed to use the conceptual maps by students of the 1st and 3rd Year of High School in a private school in Pindamonhangaba - SP, aiming to offer a pedagogical practice which with the exploration of conceptual maps, creates conditions for the student to build the biology's knowledge, developing a holistic view of the phenomena with their entities and processes. The research was applied in four stages and carried out by the students organized in groups. Initially, activities were developed to familiarize with the tool, using the CmapTools software. Next, the students completed maps previously constructed; inserting concepts and available relations in stagnation, besides constructing a map from text of the didactic material adopted and completed this map from research, which sought, among other things, the development of autonomy in the pursuit of knowledge. Finally, four maps were constructed based on focal questions, elaborated with the purpose of seeking the integrative reconciliation in the construction of students' knowledge. The results reveal that most of the students were able to integrate the concepts and relations necessary to answer the focal question, allowing the student's protagonism, meaningful learning and the collaborative construction of knowledge.
 
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PED18007_C.pdf (2.24 Mbytes)
Data de Publicação
2018-12-04
 
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