• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2023.tde-01112023-113917
Documento
Autor
Nombre completo
Wallace Santana da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Lorena, 2023
Director
Tribunal
Capri, Maria da Rosa (Presidente)
Bussolotti, Juliana Marcondes
Souza, Mariana Aranha de
Título en portugués
"Mas a gente sabe investigar" Alfabetização científica na educação infantil: construção de um processo investigativo com as crianças
Palabras clave en portugués
Educação Infantil
Ensino de Ciências
Ensino por Investigação
Resumen en portugués
A busca por práticas pedagógicas em Ciências que promovam a Alfabetização Científica das crianças é uma das principais intenções no que diz respeito ao processo de ensino de Ciências no contexto escolar. Oportunizar caminhos e estratégias pedagógicas pode contribuir para que o sujeito se (trans)forme, interprete, compreenda e modifique o contexto e a realidade na qual está inserido. De natureza qualitativa, como metodologia, utilizou-se o estudo de caso, realizado com 15 crianças de 3 a 4 anos, matriculadas em uma escola pública municipal. A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar se o ensino por investigação pode favorecer o processo de Alfabetização Científica das crianças na educação infantil. A caracterização dos espaços da escola, da estrutura curricular e das concepções de infância e práticas pedagógicas contribuíram para análise e reflexão acerca do contexto em que o estudo de caso se constrói. Como uma abordagem de ensino, foi utilizado a Sequência de Ensino por Investigação (SEI), desenvolvida em sete etapas: i) conversa inicial com a gestão da escola; ii) conversa com as crianças sobre o desenvolvimento da pesquisa e construção dos combinados do grupo; iii) contação de história, roda de conversa e produção com argila; iv) construção do plano de investigação sobre a vida das minhocas; v) elaboração de um ambiente investigativo; vi) observação e registro do ambiente investigativo; vii) fechamento do processo investigativo. Para o registro do processo de pesquisa foram utilizadas as seguintes estratégias: filmagens, gravações de áudios, escrita no caderno de campo e fotografias. Após cada encontro, realizavam-se as transcrições das narrativas individuais e coletivas produzidas com as crianças, posteriormente, analisadas com base nos indicadores de Alfabetização Científica propostos por Mori e Marques (2020). A partir dos dados produzidos, evidenciou-se que a SEI contribuiu para o processo de Alfabetização Científica das crianças na educação infantil, considerando a sua participação no planejamento e construção do processo investigativo, e a necessidade da reflexão do professor acerca das estratégias que utilizará para favorecer a organização das práticas pedagógicas em ensino de ciências e as aprendizagens das crianças. As etapas do processo de investigação evidenciaram que é possivel sistermatizar e proporcionar através das interações e das brincadeiras, a inserção da criança na cultura científica, respeitando a sua singularidade e a suas especificidades.
Título en inglés
"But do we know how to investigate" Scientific literacy in early childhood education: construction of an investigative process with children
Palabras clave en inglés
Child education
Science Teaching
Teaching by Research
Resumen en inglés
The search for pedagogical practices in Science that promote the Scientific Literacy of children is one of the main intentions with regard to the process of teaching Science in the school context. Providing opportunities for pedagogical strategies and paths can help the subject to (trans)form, interpret, understand and modify the context and reality in which he is inserted. Of a qualitative nature, as a methodology, the case study was used, carried out with 15 children from 3 to 4 years old, enrolled in a municipal public school. The main objective of this research is to investigate whether teaching by investigation can favor the process of Scientific Literacy of children in early childhood education. The characterization of the school spaces, the curricular structure and the conceptions of childhood and pedagogical practices contributed to the analysis and reflection about the context in which the case study is built. As a teaching approach, the Research Teaching Sequence (SEI) was used, developed in seven stages: i) initial conversation with the school management; ii) conversation with the children about the development of the research and construction of the group's combinations; iii) storytelling, conversation circle and production with clay; iv) construction of the research plan on the life of earthworms; v) development of an investigative environment; vi) observation and recording of the investigative environment; vii) closure of the investigative process. The following strategies were used to record the research process: filming, audio recordings, writing in the field notebook and photographs. After each meeting, the individual and collective narratives produced with the children were transcribed, subsequently analyzed based on the Scientific Literacy indicators proposed by Mori; Marks (2020). From the data produced, it was evident that the SEI contributed to the process of Scientific Literacy of children in kindergarten, considering its participation in the planning and construction of the investigative process, and the need for the teacher to reflect on the strategies that he will use to favor the organization of pedagogical practices in science teaching and children's learning. The stages of the research process showed that it is possible to sistermatize and provide, through interactions and games, the insertion of children into scientific culture, respecting their uniqueness and specificities.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
PED23008_C.pdf (3.44 Mbytes)
Fecha de Publicación
2023-11-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.