• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2022.tde-01072022-161734
Documento
Autor
Nombre completo
Patricia de Kassia Souza da Rocha
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Lorena, 2022
Director
Tribunal
Shigue, Carlos Yujiro (Presidente)
Bento, Maria Cristina Marcelino
Moraes, Elisângela de Jesus Cândido
Título en portugués
Emocio: Um aplicativo de apoio ao desenvolvimento da Inteligência Emocional
Palabras clave en portugués
Aplicativo
Competências Socioemocionais
Inteligência Emocional
Tecnologia
Resumen en portugués
O atual contexto social de expansão tecnológica e seus impactos na sociedade apontam a necessidade de trazer o estudo das competências socioemocionais intermediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicados a diversos contextos sociais, dentre eles, o educacional sendo o mais relevante. A presente pesquisa tem como temática, a associação entre a Inteligência Emocional, as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Educação Básica, a partir da criação e desenvolvimento do aplicativo Emocio com o propósito de mapear e qualificar as emoções de adolescentes, no contexto escolar e com isso estimular o desenvolvimento das competências socioemocionais. Foi realizada uma pesquisa de campo, com delineamento pautado na metodologia da pesquisa-ação, sendo o público-alvo estudantes do Ensino Médio. Foi possível identificar que o público estudado apresenta interesse pelo tema emoções, observando-se a necessidade da fala reflexiva e que a abordagem do tema ainda desperta reações de desconforto nas falas obtidas. O levantamento dessas informações permitiu corroborar a importância e a necessidade de pesquisa em competências socioemocionais aliadas à educação e as tecnologias, ainda em estágio incipiente de investigação no Brasil.
Título en inglés
Emocio: An App to Support the Development of Emotional Intelligence
Palabras clave en inglés
App
Emotional Intelligence
socio-emotional Skills
Technology
Resumen en inglés
The current social context of technological expansion and its impacts on society point to the need to bring the study of socio-emotional skills mediated by information and communication technologies applied to various social contexts, among them, the educational being the most relevant. The present research has as its theme, the association between Emotional Intelligence, Information and Communication Technologies and Basic Education, from the creation and development of the Emocio application with the purpose of mapping and qualifying the emotions of adolescents, in the school context and thereby stimulating the development of socio-emotional skills. A field research was carried out, based on the methodology of action research, with the target audience being high school students. It was possible to identify that the public studied is interested in the topic of emotions, observing the need for reflective speech and that the topic still arouses reactions of discomfort in the speeches obtained. The analysis of this information allowed us to corroborate the importance and the need for research on socio-emotional competences allied to education and technology, still in an incipient stage of investigation in Brazil.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
PED22007_C.pdf (1.60 Mbytes)
Fecha de Publicación
2022-07-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.