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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2022.tde-01072022-161231
Documento
Autor
Nome completo
Iara Rosa da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2022
Orientador
Banca examinadora
Santos, Carlos Alberto Moreira dos (Presidente)
Araujo, Ceres Alves de
Silva, Messias Borges
Título em português
Índice de Resiliência de Estudantes da Educação Básica Definido por Meio da Distribuição Gaussiana
Palavras-chave em português
Ciências
Distribuição Gaussiana
Formação de Professores
Índice de Resiliência
Resiliência
Resumo em português
O presente trabalho procura abordar relações entre Ensino de Ciências e resiliência em alunos do Ensino Fundamental. Esta pesquisa teve o objetivo geral de estudar a possível correlação entre os resultados da aprendizagem obtidos no ensino das disciplinas da área de Ciências exatas e biológicas e a capacidade de resiliência dos alunos, bem como caracterizar e analisar dados da Escala de Resiliência para Crianças e Adolescentes (ERCA), que foi redefinido com base na distribuição Gaussiana. A análise foi realizada a partir de dois conjuntos de dados obtidos em quatro escolas. Os resultados fornecem uma forma precisa de classificar o grupo de alunos em cinco diferentes níveis de resiliência, que são estabelecidos a partir do desvio-padrão. O resultado mostra que os índices de resiliência baixo e alto representam grupos de aproximadamente 16% da população estudada. A possível correlação entre o Índice de Resiliência médio de uma determinada escola com o Índice de Desenvolvimento Humano, onde a escola está localizada, é apresentado. O estudo estatístico da ERCA permitiu sugerir uma redução do questionário de levantamento do Índice de Resiliência para alunos da Educação Básica, uma vez que é evidente a correlação de duas das três subescalas existentes na metodologia. Com base em todo o trabalho, foi realizado um curso de formação de professores de Ciências sobre resiliência, visando a disseminar a metodologia e a entender as dificuldades dos professores em lidar com o tema.
Título em inglês
Resilience Index of Basic Education Students Defined by Means of the Gaussian Distribution
Palavras-chave em inglês
Gaussian Distribution
Resilience
Resilience Index
Science
Teacher Training
Resumo em inglês
The present work seeks to address relationships between Science teaching and resilience in elementary school students. The general objective of this research was to study the possible correlation between the learning results obtained in the teaching of exact and biological sciences and the ability of resilience from students, as well as to characterize and analyze data from the Resilience Scale for Children and Adolescents (ERCA), which was redefined based on the Gaussian distribution. The analysis was performed from two data sets obtained from four schools. The results provide an accurate way to classify the group of students into five different levels of resilience, which are established from the standard deviation. The result shows that the low and high resilience indexes represent groups of approximately 16% of the population studied. The possible correlation between the average Resilience Index of a particular school with the Human Development Index, it is presented where the school is located. The statistical study of ERCA allowed suggesting a reduction of the Index and Resilience survey questionnaire for Basic Education students, since it is evident the correlation of two of the three sub-scales existing in the methodology. Based on all the work, a training course for science teachers on resilience was carried out, aiming to disseminate the methodology and understand the teachers' difficulties in dealing with the theme.
 
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PED22006_C.pdf (8.26 Mbytes)
Data de Publicação
2022-07-01
 
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