• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2022.tde-01072022-161231
Documento
Autor
Nombre completo
Iara Rosa da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Lorena, 2022
Director
Tribunal
Santos, Carlos Alberto Moreira dos (Presidente)
Araujo, Ceres Alves de
Silva, Messias Borges
Título en portugués
Índice de Resiliência de Estudantes da Educação Básica Definido por Meio da Distribuição Gaussiana
Palabras clave en portugués
Ciências
Distribuição Gaussiana
Formação de Professores
Índice de Resiliência
Resiliência
Resumen en portugués
O presente trabalho procura abordar relações entre Ensino de Ciências e resiliência em alunos do Ensino Fundamental. Esta pesquisa teve o objetivo geral de estudar a possível correlação entre os resultados da aprendizagem obtidos no ensino das disciplinas da área de Ciências exatas e biológicas e a capacidade de resiliência dos alunos, bem como caracterizar e analisar dados da Escala de Resiliência para Crianças e Adolescentes (ERCA), que foi redefinido com base na distribuição Gaussiana. A análise foi realizada a partir de dois conjuntos de dados obtidos em quatro escolas. Os resultados fornecem uma forma precisa de classificar o grupo de alunos em cinco diferentes níveis de resiliência, que são estabelecidos a partir do desvio-padrão. O resultado mostra que os índices de resiliência baixo e alto representam grupos de aproximadamente 16% da população estudada. A possível correlação entre o Índice de Resiliência médio de uma determinada escola com o Índice de Desenvolvimento Humano, onde a escola está localizada, é apresentado. O estudo estatístico da ERCA permitiu sugerir uma redução do questionário de levantamento do Índice de Resiliência para alunos da Educação Básica, uma vez que é evidente a correlação de duas das três subescalas existentes na metodologia. Com base em todo o trabalho, foi realizado um curso de formação de professores de Ciências sobre resiliência, visando a disseminar a metodologia e a entender as dificuldades dos professores em lidar com o tema.
Título en inglés
Resilience Index of Basic Education Students Defined by Means of the Gaussian Distribution
Palabras clave en inglés
Gaussian Distribution
Resilience
Resilience Index
Science
Teacher Training
Resumen en inglés
The present work seeks to address relationships between Science teaching and resilience in elementary school students. The general objective of this research was to study the possible correlation between the learning results obtained in the teaching of exact and biological sciences and the ability of resilience from students, as well as to characterize and analyze data from the Resilience Scale for Children and Adolescents (ERCA), which was redefined based on the Gaussian distribution. The analysis was performed from two data sets obtained from four schools. The results provide an accurate way to classify the group of students into five different levels of resilience, which are established from the standard deviation. The result shows that the low and high resilience indexes represent groups of approximately 16% of the population studied. The possible correlation between the average Resilience Index of a particular school with the Human Development Index, it is presented where the school is located. The statistical study of ERCA allowed suggesting a reduction of the Index and Resilience survey questionnaire for Basic Education students, since it is evident the correlation of two of the three sub-scales existing in the methodology. Based on all the work, a training course for science teachers on resilience was carried out, aiming to disseminate the methodology and understand the teachers' difficulties in dealing with the theme.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
PED22006_C.pdf (8.26 Mbytes)
Fecha de Publicación
2022-07-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.