• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2021.tde-01042022-104112
Documento
Autor
Nome completo
Leticia Alvarenga de Paula Eduardo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2021
Orientador
Banca examinadora
Romão, Estaner Claro (Presidente)
Bargos, Danúbia Caporusso
Mesquita, Diana Isabel de Araújo
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga
Título em português
Educação Ambiental: o impacto do plástico no Meio Ambiente
Palavras-chave em português
Aprendizagem Baseada em Projeto
Educação Ambiental
Plástico
Resumo em português
A escola enquanto instituição educacional, tem como função social, formar cidadãos responsáveis, críticos e conscientes que atuarão na sociedade. Uma vez que as ações do homem têm impactado cada vez mais o meio ambiente e consequentemente refletindo na sociedade danos, muitos deles irreversíveis, formar pessoas conscientes, líderes do amanhã se torna uma necessidade cada vez maior nas ações político-pedagógicas. O tema que constitui o objeto dessa pesquisa: plástico, a sua versatilidade, variedade de aplicações, preço e durabilidade; traz a concepção sob o enfoque das experiências realizadas por estudantes na escola, por meio de pesquisas e base teórica concomitantemente ao cumprimento do currículo, e das habilidades previstas ao desenvolvimento sócio cognitivo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram pré-teste, pós-teste, escala Likert e rubrica analítica. Diante dos resultados apresentados, têm-se o desafio de potencializar o engajamento dos estudantes em ações práticas e transformadoras no modo de ser, fazer e saber em relação ao meio ambiente. Espera-se também que a partir desta pesquisa, projetos inovadores de parcerias sejam realizados nas escolas, estabelecendo um compromisso efetivo com a Educação Ambiental.
Título em inglês
Environmental Education: The impact of plastic on environmental
Palavras-chave em inglês
Environmental Education
Plastic
Project-Based Learning
Resumo em inglês
The school as an educational institution, has as social role, to form responsible citizens, who are critic and conscious while acting in society. Once the actions of man have increasingly impacted the environment and consequently reflecting damages in society, many of those irreversible, to form conscious people, leaders of tomorrow is a growing necessity in political-pedagogical actions. The theme that constitutes the subject of this research: plastic, it's versatility, variety of applications, price and durability; brings the conception in focus of the experiments performed by students at school, through research and theoretical basis concurrently with the fulfillment of the curriculumand the abilities expected to the socio-cognitive development. The instruments used to collect data were pretest, post test, likert scale and analytical rubric. On the results that were presented, there's the challenge of enhancing students engagement in practical and transforming actions in the way of being, doing and knowing regarding the environment. It is expected also that from this research, innovative projects of partnerships performed at schools, establishing an effective commitment with Environmental Education.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
PED22002_C.pdf (2.59 Mbytes)
Data de Publicação
2022-04-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.