• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2021.tde-01042022-104112
Documento
Autor
Nombre completo
Leticia Alvarenga de Paula Eduardo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Lorena, 2021
Director
Tribunal
Romão, Estaner Claro (Presidente)
Bargos, Danúbia Caporusso
Mesquita, Diana Isabel de Araújo
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga
Título en portugués
Educação Ambiental: o impacto do plástico no Meio Ambiente
Palabras clave en portugués
Aprendizagem Baseada em Projeto
Educação Ambiental
Plástico
Resumen en portugués
A escola enquanto instituição educacional, tem como função social, formar cidadãos responsáveis, críticos e conscientes que atuarão na sociedade. Uma vez que as ações do homem têm impactado cada vez mais o meio ambiente e consequentemente refletindo na sociedade danos, muitos deles irreversíveis, formar pessoas conscientes, líderes do amanhã se torna uma necessidade cada vez maior nas ações político-pedagógicas. O tema que constitui o objeto dessa pesquisa: plástico, a sua versatilidade, variedade de aplicações, preço e durabilidade; traz a concepção sob o enfoque das experiências realizadas por estudantes na escola, por meio de pesquisas e base teórica concomitantemente ao cumprimento do currículo, e das habilidades previstas ao desenvolvimento sócio cognitivo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram pré-teste, pós-teste, escala Likert e rubrica analítica. Diante dos resultados apresentados, têm-se o desafio de potencializar o engajamento dos estudantes em ações práticas e transformadoras no modo de ser, fazer e saber em relação ao meio ambiente. Espera-se também que a partir desta pesquisa, projetos inovadores de parcerias sejam realizados nas escolas, estabelecendo um compromisso efetivo com a Educação Ambiental.
Título en inglés
Environmental Education: The impact of plastic on environmental
Palabras clave en inglés
Environmental Education
Plastic
Project-Based Learning
Resumen en inglés
The school as an educational institution, has as social role, to form responsible citizens, who are critic and conscious while acting in society. Once the actions of man have increasingly impacted the environment and consequently reflecting damages in society, many of those irreversible, to form conscious people, leaders of tomorrow is a growing necessity in political-pedagogical actions. The theme that constitutes the subject of this research: plastic, it's versatility, variety of applications, price and durability; brings the conception in focus of the experiments performed by students at school, through research and theoretical basis concurrently with the fulfillment of the curriculumand the abilities expected to the socio-cognitive development. The instruments used to collect data were pretest, post test, likert scale and analytical rubric. On the results that were presented, there's the challenge of enhancing students engagement in practical and transforming actions in the way of being, doing and knowing regarding the environment. It is expected also that from this research, innovative projects of partnerships performed at schools, establishing an effective commitment with Environmental Education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
PED22002_C.pdf (2.59 Mbytes)
Fecha de Publicación
2022-04-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.