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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2009.tde-26092012-171135
Document
Author
Full name
Eduardo Saito
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Lorena, 2009
Supervisor
Committee
Vernilli Júnior, Fernando (President)
Silva, Sidiney Nascimento
Suzuki, Paulo Atsushi
Title in Portuguese
Caracterização de concretos refratários bombeáveis para aplicação em canais de corrida e carros torpedo e determinação dos mecanismos de desgaste
Keywords in Portuguese
Canais de Corrida
Carros Torpedo
Cerâmicas
concretos
refratários
siderurgia
Abstract in Portuguese
Para atender os altos níveis de produção exigidos dos Altos Fornos, a disponibilidade dos Canais de Corrida e dos Carros Torpedo torna-se um fator estratégico. Dentre as propostas de manutenção e reparo disponíveis pela indústria de refratários, a utilização de concretos refratários bombeáveis desponta como um recurso que possibilita, sinergicamente, realizar o reparo de forma localizada e em curtos tempos de parada. Utilizando esse tipo de material, existem, basicamente, dois tipos de aplicação: a realizada por "Gunning" e por "Shotcrete", cuja principal distinção para o usuário ocorre em função do teor de rebote, sendo os valores médios típicos de 15 % para o primeiro caso e de 5 % no segundo. Este estudo visou comparar o desempenho de concretos refratários para aplicação por bombeamento, destinados como revestimento refratários de Canais de Corrida e/ou de Carros Torpedo. As principais conclusões revelaram que dentre os concretos aplicados nos Canais de Corrida, o mais resistente à corrosão pelo ferro gusa liquido/escória é o concreto A-CLE por apresentar a fases espinélio (MgAl2O4) e não possuir SiO2 livre em sua matriz. Dentre os concretos indicados para aplicação em Carros Torpedo, o que teve melhor desempenho é o concreto C-CT seguido, em segundo lugar, pelo concreto B-T15 e, por fim, B-T85. Nesse caso a presença simultânea da fase SiC, de agentes redutores de molhabilidade (Cgraf), aditivos metálicos (Al0) , da ausência de aluminatos de cálcio, entre outros fatores, resultou em melhor desempenho.
Title in English
Caracterization of pumpeables refractory castables for linning and Torpedo ladles and determination of wear mechanisms
Keywords in English
Ceramics
ironmaking
lining
refractories
Torpedo Ladle
Abstract in English
The high productivity of blast furnaces and the availability of Torpedos Ladles and Blast Furnace Runners has a strategic factor for hot metal producers. Considering this, maximizing the refractories performance in a integrated siderurgic Plant must be achieved at a minimal cost. Among the available technologies for repairs and maintenance in the refractories Industry, the pumpable castables appear as a solution that allows, sinergically, do the repair and save valuable time. Basically there are two kinds of application : Gunning and Shotcrete technlogy. The main difference is the rebound index, around 15% for the first and 5% for the last one. This work compared the wear resistance performance of five pumpable refractory castables suggested by the suppliers for application in Blast Furnace Runners and/or Torpedo Ladle. The conclusions of this study revealed that amongst the available castables for the lining application, the A-CLE product is the most resistant against the molten hot metal/ slag bath at laboratorial Finger Test because , between other variables , it has the MgAl2O4 phase and is not free of SiO2 phase in the matrix. And regarding the castables indicated for Torpedo ladles application, C-CT product showed, comparatively a lower wear than the other ones (B-T15 and B-T85) since it has phases as SiC, C, and Alº in its composition.
 
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EMD09002.pdf (4.38 Mbytes)
Publishing Date
2012-09-26
 
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