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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2021.tde-17062021-102734
Documento
Autor
Nome completo
Gabriel Elias Corrêa da Silva Soares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2021
Orientador
Banca examinadora
Pagliarussi, Marcelo Sanches (Presidente)
Aquino, André Carlos Busanelli de
Azevedo, Ricardo Rocha de
Barros, Amon Narciso de
Título em português
O uso de táticas discursivas em resposta a eventos negativos
Palavras-chave em português
Accounts
Corrupção
Discurso
Fachadas organizacionais
Retórica
Resumo em português
Os fundos de pensão no Brasil são estruturas que abrigam valores correspondentes a aproximadamente 18% de todo o PIB do país. O terceiro maior fundo de pensão do país, com mais de cem mil participantes, a Fundação dos Economiários Federais (Funcef) está há anos em uma situação de déficit acumulado, derivado de escolhas passadas em relação a sua política de investimentos. Mais ainda, parte do corpo de ex-diretores do fundo é investigado pela Operação Greenfield, por possíveis investimentos irregulares, devido a uma possível gestão temerária e fraudulenta. Tanto a baixa performance dos investimentos quanto as investigações fizeram com que a Funcef vivenciasse um período de crise, entre 2011 e 2019, e tivesse que se reportar a seus stakeholders a respeito de sua política de investimentos. Estudos na área de contabilidade demonstram que é necessário que existam pesquisadores se esforçando para entender o impacto da contabilidade na sociedade, deixando de se limitar a pareceres técnicos. Adicionalmente, há lacunas na compreensão da criação de sentido em no discurso organizacional no contexto da corrupção. Este estudo buscou compreender como a gestão fez com que suas ações tivessem sentido, em um cenário de uma crise de performance e uma crise relacionada a suspeita de corrupção. A análise retórica foi utilizada para entender a estratégia de persuasão do fundo, e a teoria dos Accounts e das fachadas organizacionais contribuíram com a compreensão dos mecanismos discursivos e subestruturas criadas para sustentar sua estratégia de persuasão. Foi realizado um recorte temporal e a análise foi dividida em dois períodos: 2011 a 2015, quando o reporte era apenas sobre o desempenho e 2016 a 2019, quando a fundação passou a ser investigada. Este estudo contribui para literatura mostrando que a organização adotou uma estratégia discursiva diferente, diante de suas tensões particulares, buscando se conectar via emoções à sua audiência para recuperar sua credibilidade.
Título em inglês
Use of discursive tactics in response to negative events
Palavras-chave em inglês
Accounts
Corruption
Discourse
Organizational façades
Rhetoric
Resumo em inglês
Brazilian pension funds hold values corresponding to 18% of brazilian GDP. The country's third largest pension fund, with more than one hundred thousand participants, Funcef has been in a situation of accumulated deficit, derived from past choices regarding its investment policy. Furthermore, part of the fund's former board of directors is being investigated by Operation Greenfield, for possible irregular investments, due to possible reckless and fraudulent management. Both the low performance of investments and the investigations caused Funcef to experience a period of crisis, between 2011 and 2019, and had to report to its stakeholders about its investment policy. Accounting studies demonstrate that there is a gap in understanding social and ethical impact from accounting in society. Additionally, there are gaps in the understanding of sensemaking in organizational discourse in corruption context. This study sought to understand how management made its actions meaningful, in a scenario of a performance crisis and a crisis related to suspected corruption. Rhetorical analysis was used for the fund's sense of strategy of persuasion, and the theory of accounts and organizational facades contributed to the understanding of discursive components and superior substructures to support its strategy of persuasion. A temporal cut was made and an analysis was divided into two periods: 2011 to 2015, when the report was only about performance and 2016 to 2019, when the foundation started to be investigated. This study contributed to the literature showing that an organization adopted a different discursive strategy, in view of its particular tensions, seeking to connect via emotions to its audience in order to recover its credibility.
 
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Data de Publicação
2021-06-18
 
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