• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2009.tde-05052010-142132
Documento
Autor
Nome completo
Ana Larissa Alencar Santana
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2009
Orientador
Banca examinadora
Araujo, Adriana Maria Procopio de (Presidente)
Nicolella, Alexandre Chibebe
Nova, Silvia Pereira de Castro Casa
Título em português
O perfil do professor de Ciências Contábeis e seu reflexo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - um estudo nas universidades federais do Brasil 
Palavras-chave em português
Contabilidade
ENADE
Formação do professor
Resumo em português
Os professores de uma instituição são um dos principais agentes na mudança do ensino e para tanto devem estar continuamente buscando o aperfeiçoamento, adquirindo saberes que contemplam não só aspectos dos conteúdos ministrados, mas também àqueles voltados para o exercício da docência. Pesquisas revelam que a falta de treinamento para os docentes do cursos de Ciências Contábeis é uma das maiores deficiências na educação contábil no Brasil. Diversos autores sugerem quais os atributos e saberes necessários para se formar um bom professor. O presente trabalho objetiva levantar o perfil dos professores dos cursos de Ciências Contábeis segundo modelo proposto por Freire (1996). Este perfil foi levantado a partir da percepção dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2006. O estudo analisou o reflexo do perfil destes professores no conceito obtido no ENADE 2006 pelas instituições na qual ensinam. O resultado estatístico encontrado por meio da correlação bivariada permitiu verificar que não há correlação entre o conceito do ENADE 2006 e o perfil dos professores das universidades pesquisadas.
Título em inglês
Teachers profile of the Accountings courses and your reflex in the concept in National Exam of Performance of the Students (ENADE) 2006 a study in the governments universities of the Brazil
Palavras-chave em inglês
Accounting
ENADE
Teacher Education
Resumo em inglês
The teachers of an institution are one of the main agents in the change of the teaching process and therefore they should be continually looking for the improvement, acquiring knowledge which that involve not only aspects of their teaching subject, but also the complementary skills for the teaching process. Researches reveal that the lack of training for the Accountings teachers is one of the largest deficiencies in the Brazils Accounting Degree. Several authors suggest which the attributes and knowledge are necessary to develop a good teacher. The present work aims at discovery the teachers' profile of the Accountings courses following the model proposed by Freire (1996). This profile was studied starting from the perception of coordinators' Accounting courses of the Governments Universities which participated in the National Exam of Performance of the Students (ENADE) 2006. As secondary objective, this study tried to analyze the reflex of these teachers' profile in the concept obtained in ENADE 2006 by the institutions in the which they teach. The statistical result found through the covariance correlation allowed to verify that there is no correlation between the concept of ENADE 2006 and the teachers' of the universities profile.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-07-19
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • ARAUJO, A. M. P., Ana Larissa Alencar Santana, e CARNEIRO, Célia Maria Braga. Saberes necessários a prática da educação problematizadora: a pedagogia da autonomia de Paulo Freire no curso de ciências contábeis. In IAAR-ANPCONT 3rd Internacional Accounting Congress, São Paulo, 2009. Accounting Internationalization., 2009. Dispon?vel em: http://www.congressoanpcont.com.br/.
  • ARAUJO, A. M. P., Ana Larissa Alencar Santana, e RIBEIRO, E. M. S. Fatores que afetam o processo de ensino no curso de ciências contábeis: um estudo baseado na percepção ds professores. In IAAR-ANPCONT 3rd Internacional Accounting Congress, São Paulo, 2009. Accounting Internationalization., 2009. Dispon?vel em: http://www.congressoanpcont.com.br/.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.