• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.96.2009.tde-05052010-142132
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Larissa Alencar Santana
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2009
Director
Tribunal
Araujo, Adriana Maria Procopio de (Presidente)
Nicolella, Alexandre Chibebe
Nova, Silvia Pereira de Castro Casa
Título en portugués
O perfil do professor de Ciências Contábeis e seu reflexo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - um estudo nas universidades federais do Brasil 
Palabras clave en portugués
Contabilidade
ENADE
Formação do professor
Resumen en portugués
Os professores de uma instituição são um dos principais agentes na mudança do ensino e para tanto devem estar continuamente buscando o aperfeiçoamento, adquirindo saberes que contemplam não só aspectos dos conteúdos ministrados, mas também àqueles voltados para o exercício da docência. Pesquisas revelam que a falta de treinamento para os docentes do cursos de Ciências Contábeis é uma das maiores deficiências na educação contábil no Brasil. Diversos autores sugerem quais os atributos e saberes necessários para se formar um bom professor. O presente trabalho objetiva levantar o perfil dos professores dos cursos de Ciências Contábeis segundo modelo proposto por Freire (1996). Este perfil foi levantado a partir da percepção dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2006. O estudo analisou o reflexo do perfil destes professores no conceito obtido no ENADE 2006 pelas instituições na qual ensinam. O resultado estatístico encontrado por meio da correlação bivariada permitiu verificar que não há correlação entre o conceito do ENADE 2006 e o perfil dos professores das universidades pesquisadas.
Título en inglés
Teachers profile of the Accountings courses and your reflex in the concept in National Exam of Performance of the Students (ENADE) 2006 a study in the governments universities of the Brazil
Palabras clave en inglés
Accounting
ENADE
Teacher Education
Resumen en inglés
The teachers of an institution are one of the main agents in the change of the teaching process and therefore they should be continually looking for the improvement, acquiring knowledge which that involve not only aspects of their teaching subject, but also the complementary skills for the teaching process. Researches reveal that the lack of training for the Accountings teachers is one of the largest deficiencies in the Brazils Accounting Degree. Several authors suggest which the attributes and knowledge are necessary to develop a good teacher. The present work aims at discovery the teachers' profile of the Accountings courses following the model proposed by Freire (1996). This profile was studied starting from the perception of coordinators' Accounting courses of the Governments Universities which participated in the National Exam of Performance of the Students (ENADE) 2006. As secondary objective, this study tried to analyze the reflex of these teachers' profile in the concept obtained in ENADE 2006 by the institutions in the which they teach. The statistical result found through the covariance correlation allowed to verify that there is no correlation between the concept of ENADE 2006 and the teachers' of the universities profile.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-07-19
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • ARAUJO, A. M. P., Ana Larissa Alencar Santana, e CARNEIRO, Célia Maria Braga. Saberes necessários a prática da educação problematizadora: a pedagogia da autonomia de Paulo Freire no curso de ciências contábeis. In IAAR-ANPCONT 3rd Internacional Accounting Congress, São Paulo, 2009. Accounting Internationalization., 2009. Dispon?vel em: http://www.congressoanpcont.com.br/.
  • ARAUJO, A. M. P., Ana Larissa Alencar Santana, e RIBEIRO, E. M. S. Fatores que afetam o processo de ensino no curso de ciências contábeis: um estudo baseado na percepção ds professores. In IAAR-ANPCONT 3rd Internacional Accounting Congress, São Paulo, 2009. Accounting Internationalization., 2009. Dispon?vel em: http://www.congressoanpcont.com.br/.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.