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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.96.2023.tde-02082023-095345
Documento
Autor
Nome completo
Letícia Maria Faleiro Nascimento
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2023
Orientador
Banca examinadora
Pagliarussi, Marcelo Sanches (Presidente)
Bispo, Jorge de Souza
Crubellate, João Marcelo
Passador, João Luiz
Sanches, Simone Leticia Raimundini
Weffort, Elionor Farah Jreige
Título em português
O uso estratégico da linguagem contábil em mídias corporativas durante a recuperação judicial da Oi S.A.
Palavras-chave em português
Linguagem contábil
Sensegiving
Sensemaking
Teoria da legitimidade
Resumo em português
O estudo explora como gestores construíram e usaram a linguagem contábil divulgada em documentos e comunicados corporativos no decorrer do processo de recuperação judicial da Oi S.A. O objetivo da pesquisa foi entender como as ferramentas linguísticas, narrativas e discursos contábeis, que permeiam as mídias corporativas, foram arquitetados de forma a viabilizar que gestores alcançassem objetivos específicos no decorrer da recuperação judicial da Oi S.A. Foram realizados dois estudos distintos, um interpretativo e outro crítico, delineados em forma de artigos, que tiveram como método análise retórica e Análise Crítica do Discurso, respectivamente, sendo que, no primeiro artigo, a técnica de análise empregada é a close reading e, no segundo, o quadro tridimensional de Fairclough. A pesquisa expôs a linguagem contábil sendo construída e moldada de forma a possibilitar que atores organizacionais direcionem, atenuem e legitimem eventos, ações e situações. Os resultados apresentados revelaram os aspectos não técnicos da linguagem contábil, alertando sobre o caráter desinformativo e tendencioso dos relatórios financeiros e comunicados corporativos que viabilizaram que gestores se esquivassem de responsabilidade e desviassem a atenção dos usuários quanto aos infortúnios ocorridos durante o processo da recuperação judicial.
Título em inglês
The strategic use of accounting language in corporate media during the judicial recovery of Oi S.A.
Palavras-chave em inglês
Accounting language
Legitimacy theory
Sensegiving
Sensemaking
Resumo em inglês
The study explores how managers constructed and used the accounting language disclosed in documents and corporate communications during the judicial recovery process of Oi S.A. The objective of the research was to understand how the linguistic tools, narratives and accounting discourses, which permeate the corporate media, were designed in order to enable managers to achieve specific objectives during the judicial recovery of Oi S.A. Two distinct studies were carried out, one interpretive and the other critical, outlined in the form of articles, which had as method rhetorical analysis and Critical Discourse Analysis, respectively, and, in the first article, the analysis technique employed is close reading and, in the second, Fairclough's three-dimensional painting. The research exposed the accounting language being constructed and shaped in order to enable organizational actors to direct, mitigate and legitimize events, actions and situations. The results presented revealed the non-technical aspects of accounting language, warning about the uninformative and biased nature of corporate media that made it possible for managers to evade responsibility and divert users' attention regarding the misfortunes that occurred during the judicial recovery process.
 
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Data de Publicação
2023-08-25
 
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