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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2021.tde-01122021-094154
Document
Author
Full name
Guilherme Bannwart Elias
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Ribeirão Preto, 2021
Supervisor
Committee
Gatsios, Rafael Confetti (President)
Ambrozini, Marcelo Augusto
Gaio, Luiz Eduardo
Júnior, Tabajara Pimenta
Title in Portuguese
Pequenas e médias empresas e instituição financeira de pequeno porte: efeito do relacionamento bancário sobre as condições de acesso ao crédito
Keywords in Portuguese
Crédito
Empréstimos de relacionamento
Instituição financeira de pequeno porte
Pequenas e médias empresas
Abstract in Portuguese
Os bancos regionais de pequeno porte são uma importante fonte de financiamento para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), pois o tamanho da instituição financeira está inversamente relacionado com a oferta e com as condições de acesso ao crédito, para este grupo de empresas. As instituições financeiras de pequeno porte se destacam no atendimento às PMEs, pois possuem vantagens comparativas no uso do crédito baseado em relacionamento, uma modalidade de estruturação de crédito muito comum para as empresas pequenas e opacas. Esta pesquisa buscou determinar como o relacionamento de uma instituição financeira de pequeno porte afeta as condições de acesso ao crédito pelas PMEs, mensurando a associação entre a avaliação do risco financeiro do cliente, o grau do relacionamento bancário e os modelos de contratação com o perfil da oferta de crédito, no que se refere ao custo, ao prazo médio de vencimento e ao limite de crédito disponível. Foi aplicada a metodologia de regressão linear múltipla por mínimos quadrados ordinários (OLS), em uma amostra inicial de 631 operações de crédito de uma instituição financeira de pequeno porte, contratadas por 43 PMEs, além das informações financeiras e do grau de relacionamento com este credor, durante os anos de 2015 a 2019. Os resultados indicaram que o tempo de relacionamento bancário e a maior quantidade de serviços bancários contratados não interferem no custo do crédito, porém a concentração de crédito no banco de pequeno porte está associada com maior custo para o cliente. O tempo de relacionamento apresentou associação direta com o volume de crédito disponibilizado. Em relação ao efeito das garantias oferecidas sobre as condições do crédito, a associação encontrada não foi significativa para justificar longas operações de crédito. Porém, neste caso, destaca-se a significância da associação inversa da avaliação do risco de crédito da PME com o prazo da operação.
Title in English
Small and medium enterprises and small financial institutions: the banking relationship effect on the credit access conditions
Keywords in English
Credit
Relationship loans
Small and medium companies
Small financial institution
Abstract in English
Small regional banks are an important source of financing for Small and Medium Enterprises (SMEs), as the size of the financial institution is inversely related to the supply and conditions of access to credit for this kind of companies Small financial institutions stand out in serving SMEs, as they have comparative advantages in the use of relationship lending, a common type of lending technology for small and opaque companies.This research investigates how the relationship of a small financial institution affects the SMEs credit access conditions, by measuring the association between the borrower's credit risk assessment, strength of banking relationship and the loan agreement' characteristics with the credit access conditions, in terms of cost, average maturity and the line of credit available. The empirical strategy involves the application of the ordinary least square multiple regression method (OLS) on an initial sample of 631 loan agreements of a small financial institution, contracted by 43 SMEs, complemented by the SMEs´ financial information and the strength of relationship with this creditor from 2015 to 2019. The results indicated that the length of banking relationship and the number of contracted banking services have no effect on the cost of credit, but the credit concentration in the small-sized bank is associated with a higher cost to the customer. The length of banking relationship was directly associated with the line of credit available. Regarding the effect of the loan´s guarantees on credit access conditions, the association found was not significant to justify longer maturity loans. However, the borrower's credit risk assessment is negatively associated with the loan maturity.
 
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Publishing Date
2022-01-11
 
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