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Tese de Doutorado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Otávia Travençolo Muniz Sala
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Caldana, Adriana Cristina Ferreira (Presidente)
Cezarino, Luciana Oranges
Dias, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves
Hourneaux Junior, Flávio
Oliveira, Sonia Valle Walter Borges de
Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes dos
Título em português
Conhecimento em sustentabilidade no curso de Administração nas escolas de negócios brasileiras signatárias e não signatárias do Principles for Responsible Management Education (PRME)
Palavras-chave em português
AISHE
Educação para o desenvolvimento sustentável
Escolas de negócio
Identidade sustentável PRME
Resumo em português
Esta pesquisa investiga o conhecimento em sustentabilidade nas escolas de negócios. Constam de seu conteúdo a revisão conceitual, visando delimitar o modelo PRME como quadro de referência e a sua operacionalização pelos critérios e estágios de identidade sustentável da escola, e a referência empírica, está constituída de duas escolas signatárias do PRME e de duas escolas não signatárias, permitindo identificar a relevância do PRME para as escolas signatárias. A unidade de análise foi o curso de Administração. O questionário AISHE foi o instrumento de pesquisa aplicado aos docentes e formandos do curso. O AISHE foi enviado, por email, a um total de 113 docentes, considerando as escolas signatárias e não signatárias e desses, 44% retornaram. Em relação aos discentes, de um total de 114, a taxa de retorno foi de 64%, também considerando as escolas signatárias e não signatárias. A análise de conteúdo foi realizada pelo software Iramuteq para analisar fragmentos dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos. Portanto, técnicas de análises qualitativas e quantitativas foram empregadas, assim como análise de conteúdo, indicador de identidade da escola e classificação hierárquica descendente (CHD), e os dados foram representados por gráficos, tabelas, quadros e diagramas. Os resultados indicam que não há diferenças entre as escolas signatárias e não signatárias, no que diz respeito à incorporação do modelo PRME e os critérios de identidade sustentável. Há a sugestão de rever o PRME como modelo integrado de princípios, de integrar os PPCs a este modelo, de operacionalizar o modelo PRME pelo conceito de identidade sustentável da escola, a partir do qual, indicadores de gestão educacional são identificados para monitorar as fases de apreensão, implementação e incorporação do modelo PRME. Para tanto, há, também, a sugestão de criar a rede de identidade sustentável das escolas, identificando, atores, responsabilidades, funções integradas, elos e orçamentos, se constituindo em uma das etapas para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável
Título em inglês
Knowledge in sustainability in the f Administration courses in Brazilian business schools that are signatories and non-signatories of the Principles for Responsible Management Education
Palavras-chave em inglês
AISHE
Business school
Education for sustainable development
PRME
Sustainable identity
Resumo em inglês
This research investigates the sustainability knowledge in business schools. There is a conceptual review aimed at delimiting the PRME model as a reference framework and its operationalization by the criteria and stages of the school's sustainable identity. The empirical reference is made up of two signatory schools of the PRME and two non-signatory schools, making it possible to identify the relevance of the PRME to the signatory schoolsThe unit of analysis was the Business Administration course. The AISHE questionnaire was the research instrument applied to the teachers and trainees of the course. AISHE was sent by email to a total of 113 teachers, considering the signatory and non-signatory schools and 44% of these returned. Regarding the students, out of 114, the return rate was 64%, also considering the signatory and non-signatory schools. Content analysis was performed by Iramuteq software to analyze fragments of the Pedagogical Political Projects of the Courses. Therefore, qualitative and quantitative analysis techniques were employed, as well as content analysis, indicator of school identityand descending hierarchical classification (CHD) and the data represented by graphs, tables, and diagrams. The results indicate that there are no differences between the signatory and non-signatory schools on the incorporation of the PRME model and the sustainable identity criteria. The suggestion is to review PRME as an integrated model of principles, integrating the PPCs into this model, in addition to operationalize the PRME model by the concept of sustainable school identity, from which the educational management indicators are identified to monitor the phases of apprehension, implementation and incorporation of the PRME model. In order to do so, there is also the suggestion to create the network of sustainable identity of schools, identifying actors, responsibilities, integrated functions, links and budgets, being one of the steps to achieve the sustainable development goals.
 
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Data de Publicação
2019-10-22
 
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