• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2024.tde-28032024-145715
Document
Author
Full name
Renata Kelly da Silva
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Ribeirão Preto, 2024
Supervisor
Committee
Giraldi, Janaina de Moura Engracia (President)
Castro, Virginia Aparecida
Mariutti, Fabiana Gondim
Title in Portuguese
Comunicação integrada de marketing como ferramenta estratégica para indicações geográficas: um estudo da IG de café Matas de Rondônia
Keywords in Portuguese
Amazônia
Café
Comunicação integrada de marketing
Indicação geográfica
Abstract in Portuguese
A Comunicação Integrada de Marketing (CIM) é uma ferramenta gerencial que acompanha a dinâmica do mercado, do ambiente de negócios e as transformações tecnológicas e pode se tornar um diferencial competitivo para as organizações que a utilizam. Com o uso estratégico, sinérgico e coordenado de elementos de comunicação e marketing, com foco no cliente, a CIM pode gerar mais impacto e eficácia no alcance de resultados, com uso eficiente de recursos. Por estas características, acredita-se que a CIM pode ser uma ferramenta estratégica no contexto das indicações geográficas (IGs), que são marcas compartilhadas atribuídas a produtos ou serviços únicos de uma determinada região geográfica que, para agregarem valor e serem competitivas, precisam comunicar seus diferenciais qualitativos e atributos aos consumidores. São poucos os estudos científicos que abordam a comunicação e o marketing para IGs e não foram encontrados trabalhos na literatura relacionando a CIM e as IGs. Neste sentido, esta pesquisa traz um estudo inédito, até o momento, com o objetivo de investigar se a CIM pode ser utilizada como ferramenta estratégica para IGs. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso único integrado, com unidades múltiplas de análise. Foram utilizadas múltiplas fontes de evidências, incluindo pesquisa bibliográfica, documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas em profundidade. O caso escolhido foi a Indicação Geográfica de café Matas de Rondônia, localizada no bioma Amazônia, que é a primeira denominação de origem da espécie Coffea canephora sustentável do mundo e, até o momento, a única IG de café do Brasil a incluir cafeicultores indígenas. Para as unidades de análise foram selecionadas entidades consideradas peças-chave no caso e para o contexto de IGs: Caferon, ABDI, Embrapa Rondônia, Emater Rondônia, Sebrae, INPI e a consultoria AJLima. Os resultados foram obtidos a partir da análise de conteúdo e da triangulação das fontes de evidências, com interpretações fundamentadas por quatro proposições. A partir das análises, foi possível confirmar todas as proposições, obter contribuições teóricas, práticas e para a gestão pública, assim como achados que podem servir como sugestões para estudos futuros. Esta pesquisa traz contribuições teóricas inéditas, ao apresentar a CIM como ferramenta estratégica para IGs, preenche lacunas e aumenta a literatura nas áreas de marketing, comunicação, marketing de alimentos e IGs. Ao propor o Modelo de CIM para IGs, contribui para a governança, ao apresentar uma ferramenta que pode ser adaptada às diversas realidades. Traz contribuições para a gestão pública, ao apoiar tomadas de decisão e servir de base para a elaboração de políticas públicas. Pode auxiliar instituições públicas de pesquisa e inovação no uso da comunicação e do marketing como ferramentas estratégicas para a agregação de valor de produtos agroalimentares, para impulsionar a inovação no campo e promover o desenvolvimento sustentável. Também amplia as informações sobre o bioma Amazônia, região de relevância mundial e que demanda estratégias específicas para a promoção de seus produtos e da região. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que a CIM pode ser uma ferramenta estratégica para IGs.
Title in English
Integrated marketing communication as a strategic tool for geographical indications: a study of the coffee GI Matas de Rondônia
Keywords in English
Amazon
Coffee
Geographical indications
Integrated marketing communication
Abstract in English
The Integrated Marketing Communication (IMC) is a managerial tool that tracks market dynamics, business environment, and technological transformations. When strategically, synergistically, and cohesively used with a customer focus, IMC can create a competitive advantage for organizations, enhancing impact and effectiveness in achieving results with efficient resource utilization. This study explores the potential of IMC as a strategic tool for Geographical Indications (GIs), which are shared brands attributed to unique products or services from a specific geographic region. Limited scientific studies exist on communication and marketing for GIs, and no literature was found linking IMC and GIs. The research, conducted through exploratory qualitative methods, presents an unprecedented study investigating IMC as a strategic tool for GIs. The case study focuses on the Geographical Indication for Matas de Rondônia coffee in the Amazon biome, the world's first sustainable designation for Coffea canephora and the only coffee GI in Brazil involving indigenous coffee farmers. Multiple sources, including literature review, documentary research, direct observation, and in-depth semi-structured interviews, were used for evidence collection. The chosen case involves key entities such as Caferon, ABDI, Embrapa Rondônia, Emater Rondônia, Sebrae, INPI and AJLima. Analysis of content and triangulation of evidence sources confirmed all propositions, providing theoretical and practical contributions. The proposed IMC Model for GIs contributes to governance, presenting an adaptable tool for diverse realities. It offers insights for public management, supporting decision-making and policy formulation. The study suggests that IMC can assist public research and innovation institutions in using communication and marketing as strategic tools for adding value to agri-food products, fostering innovation, and promoting sustainable development. The research expands knowledge about the Amazon biome, a globally significant region requiring specific strategies for product and regional promotion. The findings support the conclusion that IMC can indeed be a strategic tool for GIs.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2024-04-01
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.