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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.96.2022.tde-25042022-103928
Documento
Autor
Nome completo
Ana Augusta Almeida de Souza dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2021
Orientador
Banca examinadora
Pádua, Silvia Inês Dallavalle de (Presidente)
Bernardo Junior, Ronaldo
Cezarino, Luciana Oranges
Cicconi, Eduardo Garbes
Galina, Simone Vasconcelos Ribeiro
Santos, Rafael Paim Cunha
Título em português
Framework de promoção de BPM para startups: desenvolvendo capacidades dinâmicas
Palavras-chave em português
BPM
Capacidade dinâmica
Organizações
Processos de negócio
Startups
Resumo em português
As startups podem mudar os rumos da economia de um país quando conseguem permanecer no mercado, pois são empresas que geram inovação, renda e emprego. No entanto, são empresas que necessitam tanto de condições externas propícias que garantam sua sobrevivência, como capacidades internas para o desenvolvimento de uma gestão que consiga considerar às necessidades de mudança no produto ou serviço e consolidar o negócio como um todo. Por isso, as startups necessitam desenvolver Capacidades Dinâmicas (CD), sendo essas alcançadas por meio dos processos que direcionam, coordenam e formulam as estratégias dos demais processos. Logo, adotar uma abordagem de gestão que possibilite o desenvolvimento das capacidades dinâmicas se faz fundamental para a sobrevivência das startups. A abordagem de gerenciamento de processos de negócio, Business Process Management (BPM), torna-se uma opção adequada, uma vez que, identifica processos de negócios para adequar a gestão organizacional às novas demandas de mercado, pode ser utilizada para a interpretação do ambiente, para entender a organização internamente e para transformar, e é flexível às características contextuais de cada organização. Com base nisso, o objetivo do estudo é elaborar um framework de promoção de BPM para o desenvolvimento de capacidades dinâmicas no contexto das startups. O método utilizado foi composto por quatro estudos de caso com startups brasileiras, sendo três delas de biotecnologia, análise de documentos primários da promoção de BPM das startups e documentos secundários utilizados para compreender o ambiente externo no qual as startups do estudo fazem parte. O framework de promoção de BPM, para startups, está dividido em quatro etapas: "moldar BPM", "compreender BPM", "viabilizar BPM" e "continuar BPM". As práticas da etapa "compreender BPM" estão voltadas para sensing, as práticas de "viabilizar BPM" voltadas para seizing e as práticas de "continuar BPM" estão voltadas para os resultados obtidos compondo transforming. Os resultados, por sua vez, estão associados a ações organizacionais que colaboram para o desenvolvimento de capacidades dinâmicas diversas como de inovação, networking e de gestão. A originalidade do estudo está nas práticas encontradas para cada uma dessas etapas, bem como essas se associam ao desenvolvimento de capacidades dinâmicas. As práticas ajudam na replicabilidade do framework em outros contextos de startups e identificar de forma minuciosa quais ações de BPM levam às ações de capacidades dinâmicas contribui para estudos futuros com amostras maiores.
Título em inglês
BPM framework for startups: developing dynamic capabilities
Palavras-chave em inglês
BPM
Business process
Dynamic capability
Organizations
Startups
Resumo em inglês
Startups can change the direction of a country's economy when they manage to remain in the market, as they are companies that generate innovation, income and employment. However, these are companies that need both favorable external conditions to guarantee their survival, and internal capabilities for the development of a management that is able to consider the needs of change in the product or service and consolidate the business as a whole. Therefore, startups need to develop Dynamic Capabilities (DC), which are achieved through the processes that direct, coordinate and formulate the strategies of the other processes. Therefore, adopting a management approach that enables the development of dynamic capabilities is essential for the survival of startups. The Business Process Management (BPM), becomes a suitable option, since it identifies business processes to adapt organizational management to new market demands, and can be used to interpret the environment, to understand the organization internally and to transform, and is flexible to the contextual characteristics of each organization. Based on this, the objective of the study is to develop a framework to promote BPM for the development of dynamic capabilities in the context of startups. The method used was composed of four case studies with Brazilian startups, three of them on biotechnology, analysis of primary documents of the startups' BPM promotion and secondary documents used to understand the external environment in which the startups of the study are part. The BPM promotion framework for startups is divided into four steps: "shape BPM", "understand BPM", "enable BPM" and "continue BPM". The practices of the "understand BPM" stage are geared towards sensing, the practices of "enable BPM" geared towards seizing and the practices of "continue BPM" are geared towards the results obtained by composing transforming. The results, in turn, are associated with organizational actions that contribute to the development of diverse dynamic capabilities such as innovation, networking and management. The originality of the study lies in the practices found for each of these stages, as well as these are associated with the development of dynamic capabilities. The practices help in the replicability of the framework in other startup contexts and identifying in detail which BPM actions lead to the actions of dynamic capabilities contributes to future studies with larger samples.
 
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Data de Publicação
2022-05-09
 
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