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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2023.tde-22112023-105459
Document
Author
Full name
Vitor Nardini Marques
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Ribeirão Preto, 2023
Supervisor
Committee
Neves, Marcos Fava (President)
Mendonça, Paulo Sergio Miranda
Villwock, Luis Humberto de Mello
Title in Portuguese
Uma proposta de método para criação, planejamento e gestão de startups do agronegócio
Keywords in Portuguese
Agronegócio
AgTechs
Gestão estratégica
Planejamento
Startups
Abstract in Portuguese
As transformações evidenciadas no século XXI têm desafiado as organizações a prosperar e a sobreviver, em consequência de um ambiente de negócios mais dinâmico e imprevisível, o qual demanda capacidade de inovação e flexibilidade estratégica. Nesse contexto, as startups têm ganhado relevância econômica, visto suas particularidades de rápida resposta a estímulos ambientais e orientação para crescimento escalável. No agronegócio brasileiro, tais desafios se fazem ainda mais pertinentes, em razão do importante papel que o país desempenha na garantia de segurança alimentar global. Dessa forma, as AgTechs, startups de soluções para o agronegócio, tornam-se fundamentais para que o país alcance os níveis de produtividade necessários, gerando menor impacto possível ao meio ambiente. Contudo, um elevado grau de insucesso e mortalidade acompanha a trajetória desses negócios, devido à falta recursos financeiros e habilidades gerenciais, e de uma visão clara de longo prazo. A utilização de ferramentas adequadas de planejamento e gestão estratégica poderia evitar muitos dos equívocos dos empreendedores no ciclo de vida de seus negócios; no entanto, as ferramentas tradicionais de planejamento e gestão não consideram as especificidades das startups. Assim, o presente estudo buscou compreender como o processo de planejamento e gestão poderia se adequar às particularidades das startups do agronegócio, permitindo uma visão de sua jornada, utilizando-se da base teórica de Causação e Efetuação, Modelos de Negócios e Lean Startup, e do arcabouço de Planejamento e Gestão Estratégica. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, utilizando os métodos de desk research e análise documental, e o estudo de 5 casos de startups. O produto desta dissertação é a proposição de um método para o planejamento e gestão de startups, constituído por etapas e fases que auxiliem os empreendedores do agronegócio no desenvolvimento de novos negócios.
Title in English
A framework for creating, planning and managing agribusiness startups
Keywords in English
Agribusiness
AgTechs
Planning
Startups
Strategic management
Abstract in English
The transformations evidenced in the 21st century have challenged organizations to prosper and survive due to a more dynamic and unpredictable business environment, demanding capacity for innovation, and strategic flexibility. In this context, startups have gained economic relevance, considering their particularities of quick response to environmental pressure and orientation for scalable growth. These challenges are even more pertinent in Brazilian agribusiness, given the important role of the country in guaranteeing global food security. In this way, AgTechs, startups of the agribusiness chains, become fundamental to reach the necessary productivity levels, generating less impact on the environment. However, a high level of failure and mortality follows the journey of the startups, due to the lack of financial resources and management skills, and clear long-term vision. The use of appropriate planning and strategic management tools could avoid many of the entrepreneurs' mistakes in the business journey, however traditional planning and management tools do not meet startups' specifics. Thus, the present study aims to understand how the planning and management process can be adapted to the particularities of agribusiness startups, allowing a vision of their journey in the strategic perspective, using the theoretical basis of Causation and Effectuation, Business Model and Lean Startup approaches and the literature of Strategic Planning and Management. To accomplish this objective, a qualitative exploratory research was conducted using desk research and document analysis, and a five case study with startups. The product of this dissertation is the proposition of a framework for planning and managing startups, consisting of steps and phases that support agribusiness entrepreneurs in the development of new businesses.
 
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Publishing Date
2023-12-05
 
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