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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2010.tde-21122010-163934
Documento
Autor
Nome completo
Éwerton Cabral do Nascimento
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2010
Orientador
Banca examinadora
Passador, Claudia Souza (Presidente)
Oliveira, Romualdo Luiz Portela de
Pinto, Jose Marcelino de Rezende
Título em português
Políticas públicas educacionais: apontamentos a partir de um estudo com famílias e estudantes de Ribeirão Preto e Sorocaba no Estado de São Paulo
Palavras-chave em português
Educação
Ideb
Participação parental
Políticas públicas
Resumo em português
As sociedades mundiais passam por mudanças substanciais que repercutem nas áreas da educação, administração e políticas públicas. Apesar de avanços, o desempenho do sistema educacional brasileiro ainda é deficitário. Nesse sentido, merece destaque a iniciativa do governo em disponibilizar o banco de dados da educação para investigações científicas. O objetivo deste estudo é identificar pistas para políticas públicas educacionais a partir do posicionamento de pais/ responsáveis e estudantes de escolas com diferentes índices de Ideb, em Ribeirão Preto e Sorocaba, estado de São Paulo, tendo como pano de fundo a teoria do habitus, segundo a abordagem de Pierre Bourdieu. As dimensões de análise do estudo são: a Participação dos pais/ responsáveis na vida escolar dos estudantes; o Conhecimento dos pais/ responsáveis da realidade escolar; a Dedicação dos estudantes às atividades escolares; o Ambiente familiar; o Contato com estímulo ao estudo; a Admiração pela escola; o Encorajamento da escola à participação dos pais/ responsáveis na vida escolar; e a Crença na escola e na educação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa aplicada, quantitativa, descritiva, através de procedimentos de levantamento, por meio de questionários, seguindo abordagem comparativa. Foram aplicados 208 questionários a estudantes e pais/ responsáveis, escolhidos por amostragem aleatória e provenientes de nove escolas, escolhidas conforme a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos de 2005 e 2007. A pesquisa dividiu-se em levantamento bibliográfico; elaboração de instrumentos de coleta; e trabalho empírico. Foram testadas hipóteses de pesquisa por meio da técnica estatística nãoparamétrica de Mann-Whitney. Utilizou-se o software SPSS, versão 17. Os resultados apontam para conclusões similares a de outros trabalhos quantitativos quanto à relação entre características demográficas e desempenho. Quanto às análises que buscaram extrapolar os fatores demográficos, encontraram-se diferenças de posicionamentos dos pais/ responsáveis de estudantes de escolas com Ideb alto e baixo no que diz respeito à crença na educação e na escola; à admiração da atuação de gestores e da equipe escolar; e ao contato com situações de estímulo ao gosto pelo estudo. Dessa forma, sugere-se que a criação ou (re) significação dos sentimentos parentais para com a escola, para com a educação e para com a atuação da equipe gestora como pistas de caminhos a serem buscados pelas políticas de atuação conjunta entre escola e famílias, superando o entendimento de participação parental como acompanhamento das tarefas de casa e presença em reuniões de pais e mestres.
Título em inglês
Educational public policies: remarks from a family-student study in the municipalities of Ribeirão Preto and Sorocaba in São Paulo state
Palavras-chave em inglês
Education
Ideb
Parental Involvement
Public policies
Resumo em inglês
World societies face several changes with implications for the areas of public education, administration and policies. Despite advances, the performance of the Brazilian educational system is still unsatisfactory. Therefore, it is important to mention the governments initiative to make available educational data so that scientific investigations can be lead ahead. The aim of this paper is to identify hints for educational public policies from students, and their parents / guardians from schools with different levels of Basic Education Development Index (Ideb) in the municipalities of Ribeirão Preto and Sorocaba, São Paulo state, taking the habitus theory as a base theory, according to Pierre Bourdieus approach. Analyzed dimensions are: Parents / guardians school life students participation, Parents / guardians school reality knowledge, Students dedication to school activities, Family atmosphere; Studying stimulus contact, Parents school admiration School encouragement to parents / guardians involvement', and 'Belief in school and education'. It has been developed an applied, quantitative, descriptive and survey research, following a comparative approach. It have been applied 208 questionnaires to students and parents/ guardians chosen by random sampling coming from nine schools chosen according to the Ideb average from the years of 2005 and 2007. The research was divided into three parts: theoretical reference, data collection instrument development, and empirical work. Research hypotheses were tested using the Mann-Whitney nonparametric statistical technique. It has been used the SPSS software, version 17. Results point on similar conclusions to other papers related to demographic characteristics and educational performance. But those analyses beyond demographics found out differences between high and low school Ideb related to belief in education and school; admiration to school managers and staff; and contact to studying stimulus situations. It is suggested a school, educational, managerial and staff parental feeling creation or (re)signification as a trace to be fallowed by school-family policies so that it is possible to overcome the comprehension of parental participation as homework help and parent-teacher conference.
 
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Data de Publicação
2010-12-23
 
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