• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2021.tde-18082021-100329
Documento
Autor
Nome completo
Flavio Pinheiro Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2021
Orientador
Banca examinadora
Cezarino, Luciana Oranges (Presidente)
Amui, Lara Bartocci Liboni
Hauser, Christian Matthias
Ivanova, Ekaterina Alexandrovna
Título em inglês
Interdisciplinarity in education for sustainable development: business schools perspectives
Palavras-chave em inglês
Education for sustainable development (ESD)
Interdisciplinarity
Management education
Principles for responsible management education (UN-PRME)
Resumo em inglês
Business Schools play an essential role in sustainable development agenda integration since their practices are vectors for a needed paradigm change. Nevertheless, they are often criticized for not forming the actors of change towards a sustainable future. Interdisciplinarity can aid the development of systemic patterns able to grasp the Education for Sustainable Development (ESD) complexity. This work addresses ESD in the school's signatories of the Principles for Responsible Management Education (UN-PRME): an educational platform developed to aid the business schools. Research is framed through the lens of critical and instrumental interdisciplinarity perspectives and is summarized in the question: How interdisciplinary linkages to Education for Sustainable Development in Business Schools? Methods rely on the evaluation of 37 PRME Schools Reports and interviews with educators. Results are analyzed through content analysis, supported by text-mining and network theory tools. The primary outcomes are I) a review with a future research agenda, II) a taxonomy of critical and instrumental Interdisciplinarity, and III) a framework of the PRME schools. The results contribute theoretically with advancing research on the intermesh of ESD, Responsible Management Education, and Interdisciplinarity. The developed framework is a tool for diagnosis and prognosis on how interdisciplinary can improve ESD in business schools.
Título em português
Interdisciplinaridade em educação para o desenvolvimento sustentável: perspectivas das escolas de negócios
Palavras-chave em português
Educação em gestão
Educação para o desenvolvimento sustentável
Interdisciplinaridade
Princípios para educação em gestão responsável (UN-PRME)
Resumo em português
O Desenvolvimento Sustentável ganha centralidade e relevância a cada dia: as questões inerentes à sustentabilidade são complexas, urgentes e precisam de abordagens sistêmicas e capazes de envolver organizações, governos e indivíduos. As Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham um papel importante, uma vez que ensino, pesquisa e extensão são vetores para a integração da sustentabilidade. Dentro do ensino superior, as Escolas de Negócios, são muitas vezes criticadas por falharem na educação de lideranças aptas para mudança de paradigma em direção a um futuro sustentável. Nesse cenário, plataformas educacionais como os Princípios para a Educação em Gestão Responsável (UN-PRME), são desenvolvidas para fomentar novos padrões de educação empresarial em nível planetário. A interdisciplinaridade oferece uma boa lente para explorar a dimensão sistêmica necessária para a nova educação em gestão. Este trabalho aborda a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) nas escolas de negócios sob a ótica da educação, especificamente no gradiente existente entre as perspectivas da interdisciplinaridade crítica e instrumental. A resposta buscada aqui refere-se à seguinte questão: Como a interdisciplinaridade manifesta-se na Educação para o Desenvolvimento Sustentável no contexto das Escolas de Negócios? A abordagem metodológica conta com o levantamento documental dos Relatórios das Escolas signatárias do UN-PRME e entrevistas com educadores relacionados à educação em gestão responsável. Os resultados são analisados por meio da análise de conteúdo, apoiada em ferramentas de mineração de texto e da teoria de redes. O trabalho apresenta três resultados principais: I) um framework de revisão sistemática com gráficos bibliométricos e uma agenda de pesquisa futura, II) uma taxonomia de categorias da interdisciplinaridade nas dimensões crítica e instrumental e III) um framework no formato de mapa de calor conectando a taxonomia proposta com as escolas signatárias do PRME. A taxonomia e a revisão aqui propostas contribuem teoricamente para o avanço da pesquisa em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Educação para Gestão Responsável e Interdisciplinaridade. As contribuições práticas concentram-se nos frameworks gerados, que podem auxiliar no diagnóstico e prognóstico sobre como a interdisciplinaridade pode auxiliar na melhoria da educação gerencial.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Há arquivos retidos devido a solicitação (publicação de dados, patentes ou diretos autorais).
Data de Liberação
2024-12-01
Data de Publicação
2021-08-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.