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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2021.tde-18082021-100329
Document
Auteur
Nom complet
Flavio Pinheiro Martins
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2021
Directeur
Jury
Cezarino, Luciana Oranges (Président)
Amui, Lara Bartocci Liboni
Hauser, Christian Matthias
Ivanova, Ekaterina Alexandrovna
Titre en anglais
Interdisciplinarity in education for sustainable development: business schools perspectives
Mots-clés en anglais
Education for sustainable development (ESD)
Interdisciplinarity
Management education
Principles for responsible management education (UN-PRME)
Resumé en anglais
Business Schools play an essential role in sustainable development agenda integration since their practices are vectors for a needed paradigm change. Nevertheless, they are often criticized for not forming the actors of change towards a sustainable future. Interdisciplinarity can aid the development of systemic patterns able to grasp the Education for Sustainable Development (ESD) complexity. This work addresses ESD in the school's signatories of the Principles for Responsible Management Education (UN-PRME): an educational platform developed to aid the business schools. Research is framed through the lens of critical and instrumental interdisciplinarity perspectives and is summarized in the question: How interdisciplinary linkages to Education for Sustainable Development in Business Schools? Methods rely on the evaluation of 37 PRME Schools Reports and interviews with educators. Results are analyzed through content analysis, supported by text-mining and network theory tools. The primary outcomes are I) a review with a future research agenda, II) a taxonomy of critical and instrumental Interdisciplinarity, and III) a framework of the PRME schools. The results contribute theoretically with advancing research on the intermesh of ESD, Responsible Management Education, and Interdisciplinarity. The developed framework is a tool for diagnosis and prognosis on how interdisciplinary can improve ESD in business schools.
Titre en portugais
Interdisciplinaridade em educação para o desenvolvimento sustentável: perspectivas das escolas de negócios
Mots-clés en portugais
Educação em gestão
Educação para o desenvolvimento sustentável
Interdisciplinaridade
Princípios para educação em gestão responsável (UN-PRME)
Resumé en portugais
O Desenvolvimento Sustentável ganha centralidade e relevância a cada dia: as questões inerentes à sustentabilidade são complexas, urgentes e precisam de abordagens sistêmicas e capazes de envolver organizações, governos e indivíduos. As Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham um papel importante, uma vez que ensino, pesquisa e extensão são vetores para a integração da sustentabilidade. Dentro do ensino superior, as Escolas de Negócios, são muitas vezes criticadas por falharem na educação de lideranças aptas para mudança de paradigma em direção a um futuro sustentável. Nesse cenário, plataformas educacionais como os Princípios para a Educação em Gestão Responsável (UN-PRME), são desenvolvidas para fomentar novos padrões de educação empresarial em nível planetário. A interdisciplinaridade oferece uma boa lente para explorar a dimensão sistêmica necessária para a nova educação em gestão. Este trabalho aborda a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) nas escolas de negócios sob a ótica da educação, especificamente no gradiente existente entre as perspectivas da interdisciplinaridade crítica e instrumental. A resposta buscada aqui refere-se à seguinte questão: Como a interdisciplinaridade manifesta-se na Educação para o Desenvolvimento Sustentável no contexto das Escolas de Negócios? A abordagem metodológica conta com o levantamento documental dos Relatórios das Escolas signatárias do UN-PRME e entrevistas com educadores relacionados à educação em gestão responsável. Os resultados são analisados por meio da análise de conteúdo, apoiada em ferramentas de mineração de texto e da teoria de redes. O trabalho apresenta três resultados principais: I) um framework de revisão sistemática com gráficos bibliométricos e uma agenda de pesquisa futura, II) uma taxonomia de categorias da interdisciplinaridade nas dimensões crítica e instrumental e III) um framework no formato de mapa de calor conectando a taxonomia proposta com as escolas signatárias do PRME. A taxonomia e a revisão aqui propostas contribuem teoricamente para o avanço da pesquisa em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Educação para Gestão Responsável e Interdisciplinaridade. As contribuições práticas concentram-se nos frameworks gerados, que podem auxiliar no diagnóstico e prognóstico sobre como a interdisciplinaridade pode auxiliar na melhoria da educação gerencial.
 
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Date de Libération
2024-12-01
Date de Publication
2021-08-24
 
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