Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2008.tde-17052008-123529
Document
Author
Full name
Diogo Abadio Nunes Elias
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Ribeirão Preto, 2008
Supervisor
Committee
Camargo Júnior, Alceu Salles (President)
Mesquita, Marco Aurélio de
Oliveira, Marcio Mattos Borges de
Title in Portuguese
Localização de lojas no varejo: uma análise de perfis de consumidores e proposição de modelo de cobertura
Keywords in Portuguese
Cobertura de clientes
Localização
Localização do varejo
Perfil do consumidor
Programação linear inteira
Tomada de decisão
Varejo
Abstract in Portuguese
O presente trabalho tem como objetivo um estudo sobre perfil de consumidor e o problema de localização de lojas de diferentes canais de vendas do varejo, levando em consideração o perfil socioeconômico e perfil de compra dos consumidores. Uma análise de clusters possibilitou, com base nos dados de vendas por classes sócio-econômicas de lojas dos vários canais obtidos de um varejista, a segmentação de diferentes tipos de lojas e canais com potenciais de vendas diferenciados. Posteriormente, a pesquisa propõe uma modelagem para o problema de localização dos grupos de loja no varejo empregando programação linear inteira. O modelo visa à maximização do resultado operacional total que se obtém da política de localização de diferentes tipos de lojas e canais numa cidade ou região. O modelo é implementado para a cidade de Belo Horizonte (MG), utilizando-se os dados levantados de potenciais de vendas para os diferentes tipos de canais lojas e os dados da distribuição das populações dos bairros de BH, segmentados pelas várias classes sócioeconômicas. Uma análise de Sensibilidade apresenta os efeitos de diferentes formas de operacionalização da área de influência ou cobertura de uma loja sobre a política de localização das lojas, bem como sobre o resultado operacional. A análise sensibilizada mostrou também que o modelo buscou dentre os diferentes cenários alterados, a aproximação na indicação dos bairros a ser instalados as lojas, ao percentual de influência e ao potencial de vendas dos diferentes bairros por tipos de lojas. A segmentação das lojas em vários tipos e canais bem como a proposição de operacionalização da região de cobertura de uma loja contribuem com discussões importantes para a literatura. Por outro lado, a modelagem proposta pode apresentar subsídio para a tomada de decisão gerencial na expansão ou implantação de lojas de varejo numa determinada região.
Title in English
Retail store location: a demographic consumer analysis and a coverage model proposition
Keywords in English
Consumer coverage
Consumer demographics
Decision making
Integer linear programming
Location
Retail location
Retailer
Abstract in English
The main objective of the present research aims to a study on consumer profile and the retail store location problem of different stores channels, taking into account the socioeconomic profile and the consumers purchase behavior. A clusters analysis, based on sales data for socio-economic classes from the various type of stores channels obtained from a retailer, targeted of different types of stores and channels different sales potential. Subsequently, the research proposes a model to the problem of location of groups of retail store employing integer linear programming. The model aims to maximize the total operational result that is obtained from the optimal location of different types of stores and channels in a city or region. It is implemented for the city of Belo Horizonte (MG), using data collected from the sales potential for the different types of stores channels and of distribution of the populations on each districts in BH, targeted by the various socio-economic classes. A sensitivity analysis shows the effects of various types of operation of the area of influence or coverage of a shop on the politics of location of the shops, as well as the operating result. The sensitive analysis also showed that the model sought among the changes of parameters over the scenarios, the proximity over the indication of districts to the store indication, the influence percentage and the sales potential over the different districts by store cluster. The segmentation of the stores throughout the various types and channels as well as the proposition of area coverage operation of a single store, contributes to important literature discussions. Moreover, the proposed model may subsidizes management of decision-making in expansion or establishment of retail stores in a given region.
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Publishing Date
2008-05-19