• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2023.tde-14112023-094439
Document
Auteur
Nom complet
Taynara Roberta Fernandes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2023
Directeur
Jury
Passador, Claudia Souza (Président)
Lopes, Jose Eduardo Ferreira
Paschoalotto, Marco Antonio Catussi
Titre en portugais
Contribuição de fatores para o desempenho escolar de alunos em escolas públicas da cidade da região metropolitana de Ribeirão Preto: socioeconômico e infraestrutura escolar
Mots-clés en portugais
Desempenho escolar
Infraestrutura escolar
Socioeconômico
Resumé en portugais
Estudos demonstram que as desigualdades causam déficits variados na formação educacional dos indivíduos, assim como os contextos socioeconômico e de infraestrutura escolar podem interferir no desempenho acadêmico deles. Diante de compromissos globais, como o ODS 1, que almeja a erradicação da pobreza, e o ODS 4, que busca por uma educação mais equitativa, inclusiva e de qualidade para todos, a presente pesquisa visa relacionar e avaliar fatores socioeconômicos e de infraestrutura escolar com o desempenho acadêmico de alunos do ensino fundamental de escolas públicas da região metropolitana de Ribeirão Preto, São Paulo, no ano de 2019, por meio das notas nas disciplinas de Português e Matemática que as escolas obtiveram na avaliação padronizada realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Quanto à abordagem metodológica, optou-se por dividir a pesquisa em duas fases, 1) revisão integrativa da literatura, como base para a caracterização e descrição do que ocorre no Brasil e no mundo e 2) estudo quantitativo, com a utilização de técnicas estatísticas multivariadas para a análise e exploração dos dados escolares. Os resultados da revisão integrativa demonstraram não haver consenso na literatura entre as variáveis utilizadas para caracterizar os contextos de infraestrutura escolar e socioeconômico. Os resultados da análise quantitativa destacaram algumas variáveis como significantes para o desempenho escolar, tais como reprovação dos alunos e escolaridade dos pais, ao nível socioeconômico. Ao nível de infraestrutura escolar, as variáveis foram a presença de biblioteca e sala de leitura nas escolas, a existência de quadra de esportes e disponibilidade de equipamentos de som e DVD, por exemplo. A pesquisa traduz dados robustos para informações organizadas, com embasamento e de relevância, para que cidadãos, agentes públicos e acadêmicos possam se embasar, reivindicar direitos, tomar decisões e/ou dar continuidade as diversas pesquisas realizadas no campo da gestão educacional, constituindo em um somatório de medidas que podem favorecer a educação pública no Brasil.
Titre en anglais
Contribution of factors to the school performance of students in public schools in the metropolitan region of Ribeirão Preto: socioeconomic and school infrastructure
Mots-clés en anglais
School infrastructure
School performance
Socioeconomic
Resumé en anglais
Studies show that inequalities cause varied deficits in the educational background of individuals, as well as socioeconomic contexts and school infrastructure can interfere with their academic performance. Faced with global commitments, such as SDG 1, which aims to eradicate poverty, and SDG 4, which seeks a more equitable, inclusive and quality education for all, this research aims to relate and evaluate socioeconomic factors and school infrastructure with the academic performance of elementary school students from public schools in the metropolitan region of Ribeirão Preto, São Paulo, in the year 2019, through the grades in the Portuguese and Mathematics subjects that the schools obtained in the standardized evaluation carried out by the National Evaluation System of Basic Education (SAEB). As for the methodological approach, it was decided to divide the research into two phases, 1) integrative literature review, as a basis for the characterization and description of what happens in Brazil and in the world and 2) quantitative study, with the use of statistical techniques multivariate for the analysis and exploration of school data. The results of the integrative review demonstrated that there is no consensus in the literature between the variables used to characterize the contexts of school and socioeconomic infrastructure. The results of the quantitative analysis highlighted some variables as significant for school performance, such as student failure and parental education, at the socioeconomic level. At the level of school infrastructure, the variables were the presence of a library and reading room in schools, the existence of a sports court and availability of sound and DVD equipment, for example. The research translates robust data into organized, well-founded and relevant information, so that citizens, public agents and academics can base themselves, claim rights, make decisions and/or continue the various researches carried out in the field of educational management, constituting a sum of measures that can favor public education in Brazil.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-11-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.