• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2023.tde-14112023-094439
Documento
Autor
Nombre completo
Taynara Roberta Fernandes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2023
Director
Tribunal
Passador, Claudia Souza (Presidente)
Lopes, Jose Eduardo Ferreira
Paschoalotto, Marco Antonio Catussi
Título en portugués
Contribuição de fatores para o desempenho escolar de alunos em escolas públicas da cidade da região metropolitana de Ribeirão Preto: socioeconômico e infraestrutura escolar
Palabras clave en portugués
Desempenho escolar
Infraestrutura escolar
Socioeconômico
Resumen en portugués
Estudos demonstram que as desigualdades causam déficits variados na formação educacional dos indivíduos, assim como os contextos socioeconômico e de infraestrutura escolar podem interferir no desempenho acadêmico deles. Diante de compromissos globais, como o ODS 1, que almeja a erradicação da pobreza, e o ODS 4, que busca por uma educação mais equitativa, inclusiva e de qualidade para todos, a presente pesquisa visa relacionar e avaliar fatores socioeconômicos e de infraestrutura escolar com o desempenho acadêmico de alunos do ensino fundamental de escolas públicas da região metropolitana de Ribeirão Preto, São Paulo, no ano de 2019, por meio das notas nas disciplinas de Português e Matemática que as escolas obtiveram na avaliação padronizada realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Quanto à abordagem metodológica, optou-se por dividir a pesquisa em duas fases, 1) revisão integrativa da literatura, como base para a caracterização e descrição do que ocorre no Brasil e no mundo e 2) estudo quantitativo, com a utilização de técnicas estatísticas multivariadas para a análise e exploração dos dados escolares. Os resultados da revisão integrativa demonstraram não haver consenso na literatura entre as variáveis utilizadas para caracterizar os contextos de infraestrutura escolar e socioeconômico. Os resultados da análise quantitativa destacaram algumas variáveis como significantes para o desempenho escolar, tais como reprovação dos alunos e escolaridade dos pais, ao nível socioeconômico. Ao nível de infraestrutura escolar, as variáveis foram a presença de biblioteca e sala de leitura nas escolas, a existência de quadra de esportes e disponibilidade de equipamentos de som e DVD, por exemplo. A pesquisa traduz dados robustos para informações organizadas, com embasamento e de relevância, para que cidadãos, agentes públicos e acadêmicos possam se embasar, reivindicar direitos, tomar decisões e/ou dar continuidade as diversas pesquisas realizadas no campo da gestão educacional, constituindo em um somatório de medidas que podem favorecer a educação pública no Brasil.
Título en inglés
Contribution of factors to the school performance of students in public schools in the metropolitan region of Ribeirão Preto: socioeconomic and school infrastructure
Palabras clave en inglés
School infrastructure
School performance
Socioeconomic
Resumen en inglés
Studies show that inequalities cause varied deficits in the educational background of individuals, as well as socioeconomic contexts and school infrastructure can interfere with their academic performance. Faced with global commitments, such as SDG 1, which aims to eradicate poverty, and SDG 4, which seeks a more equitable, inclusive and quality education for all, this research aims to relate and evaluate socioeconomic factors and school infrastructure with the academic performance of elementary school students from public schools in the metropolitan region of Ribeirão Preto, São Paulo, in the year 2019, through the grades in the Portuguese and Mathematics subjects that the schools obtained in the standardized evaluation carried out by the National Evaluation System of Basic Education (SAEB). As for the methodological approach, it was decided to divide the research into two phases, 1) integrative literature review, as a basis for the characterization and description of what happens in Brazil and in the world and 2) quantitative study, with the use of statistical techniques multivariate for the analysis and exploration of school data. The results of the integrative review demonstrated that there is no consensus in the literature between the variables used to characterize the contexts of school and socioeconomic infrastructure. The results of the quantitative analysis highlighted some variables as significant for school performance, such as student failure and parental education, at the socioeconomic level. At the level of school infrastructure, the variables were the presence of a library and reading room in schools, the existence of a sports court and availability of sound and DVD equipment, for example. The research translates robust data into organized, well-founded and relevant information, so that citizens, public agents and academics can base themselves, claim rights, make decisions and/or continue the various researches carried out in the field of educational management, constituting a sum of measures that can favor public education in Brazil.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-11-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.