• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2023.tde-14112023-094439
Documento
Autor
Nome completo
Taynara Roberta Fernandes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2023
Orientador
Banca examinadora
Passador, Claudia Souza (Presidente)
Lopes, Jose Eduardo Ferreira
Paschoalotto, Marco Antonio Catussi
Título em português
Contribuição de fatores para o desempenho escolar de alunos em escolas públicas da cidade da região metropolitana de Ribeirão Preto: socioeconômico e infraestrutura escolar
Palavras-chave em português
Desempenho escolar
Infraestrutura escolar
Socioeconômico
Resumo em português
Estudos demonstram que as desigualdades causam déficits variados na formação educacional dos indivíduos, assim como os contextos socioeconômico e de infraestrutura escolar podem interferir no desempenho acadêmico deles. Diante de compromissos globais, como o ODS 1, que almeja a erradicação da pobreza, e o ODS 4, que busca por uma educação mais equitativa, inclusiva e de qualidade para todos, a presente pesquisa visa relacionar e avaliar fatores socioeconômicos e de infraestrutura escolar com o desempenho acadêmico de alunos do ensino fundamental de escolas públicas da região metropolitana de Ribeirão Preto, São Paulo, no ano de 2019, por meio das notas nas disciplinas de Português e Matemática que as escolas obtiveram na avaliação padronizada realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Quanto à abordagem metodológica, optou-se por dividir a pesquisa em duas fases, 1) revisão integrativa da literatura, como base para a caracterização e descrição do que ocorre no Brasil e no mundo e 2) estudo quantitativo, com a utilização de técnicas estatísticas multivariadas para a análise e exploração dos dados escolares. Os resultados da revisão integrativa demonstraram não haver consenso na literatura entre as variáveis utilizadas para caracterizar os contextos de infraestrutura escolar e socioeconômico. Os resultados da análise quantitativa destacaram algumas variáveis como significantes para o desempenho escolar, tais como reprovação dos alunos e escolaridade dos pais, ao nível socioeconômico. Ao nível de infraestrutura escolar, as variáveis foram a presença de biblioteca e sala de leitura nas escolas, a existência de quadra de esportes e disponibilidade de equipamentos de som e DVD, por exemplo. A pesquisa traduz dados robustos para informações organizadas, com embasamento e de relevância, para que cidadãos, agentes públicos e acadêmicos possam se embasar, reivindicar direitos, tomar decisões e/ou dar continuidade as diversas pesquisas realizadas no campo da gestão educacional, constituindo em um somatório de medidas que podem favorecer a educação pública no Brasil.
Título em inglês
Contribution of factors to the school performance of students in public schools in the metropolitan region of Ribeirão Preto: socioeconomic and school infrastructure
Palavras-chave em inglês
School infrastructure
School performance
Socioeconomic
Resumo em inglês
Studies show that inequalities cause varied deficits in the educational background of individuals, as well as socioeconomic contexts and school infrastructure can interfere with their academic performance. Faced with global commitments, such as SDG 1, which aims to eradicate poverty, and SDG 4, which seeks a more equitable, inclusive and quality education for all, this research aims to relate and evaluate socioeconomic factors and school infrastructure with the academic performance of elementary school students from public schools in the metropolitan region of Ribeirão Preto, São Paulo, in the year 2019, through the grades in the Portuguese and Mathematics subjects that the schools obtained in the standardized evaluation carried out by the National Evaluation System of Basic Education (SAEB). As for the methodological approach, it was decided to divide the research into two phases, 1) integrative literature review, as a basis for the characterization and description of what happens in Brazil and in the world and 2) quantitative study, with the use of statistical techniques multivariate for the analysis and exploration of school data. The results of the integrative review demonstrated that there is no consensus in the literature between the variables used to characterize the contexts of school and socioeconomic infrastructure. The results of the quantitative analysis highlighted some variables as significant for school performance, such as student failure and parental education, at the socioeconomic level. At the level of school infrastructure, the variables were the presence of a library and reading room in schools, the existence of a sports court and availability of sound and DVD equipment, for example. The research translates robust data into organized, well-founded and relevant information, so that citizens, public agents and academics can base themselves, claim rights, make decisions and/or continue the various researches carried out in the field of educational management, constituting a sum of measures that can favor public education in Brazil.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-11-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.