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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.96.2020.tde-14102020-104907
Documento
Autor
Nome completo
Maurilio Benite
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2020
Orientador
Banca examinadora
Salgado Junior, Alexandre Pereira (Presidente)
Carvalho, Luísa Margarida Cagica
Gremaud, Amaury Patrick
Júnior, Antônio Carlos Pacagnella
Oliveira, Sonia Valle Walter Borges de
Rebehy, Perla Calil Pongeluppe Wadhy
Título em português
Boas práticas administrativas e pedagógicas que contribuem para o desempenho em Matemática dos alunos do Ensino Fundamental II de escolas públicas municipais: análise de dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB e pesquisa exploratória em municípios de nível socioeconômico elevado
Palavras-chave em português
Análise de dados públicos de avaliações centralizadas
Boas práticas administrativas e pedagógicas
DEA BCC Bootstrapping dois estágios
Ensino de matemática
Escolas públicas municipais
Resumo em português
A literatura científica nacional e internacional apresenta evidências de que a escolaridade é uma variável fundamental na determinação do progresso econômico de pessoas, regiões e nações, assim como a diversos benefícios não-econômicos: melhoria da saúde, redução da criminalidade, maior coesão social, maior participação democrática, etc. O objetivo desta Tese é identificar boas práticas administrativas e pedagógicas que possam contribuir para o melhor desempenho dos alunos do ensino fundamental II nas avaliações centralizadas de Matemática. Para tanto, utilizou-se um modelo DEA BCC Bootstrapping Dois Estágios, análise de tendência crescente ou decrescente de quintil para as variáveis disponíveis e Análise de Componentes Principais, para 3.330 escolas municipais brasileiras de nível socioeconômico elevado, com vistas a identificar escolas públicas municipais do Ensino Fundamental II que demonstrassem eficiência no aproveitamento dos alunos entre os anos de 2011 e 2015. A partir dos resultados do método quantitativo, foram realizadas pesquisas de campo com oito escolas públicas municipais, com aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a diretores, professores de Matemática e secretários Municipais de Educação. A partir da análise das variáveis identificadas pelos modelos DEA BCC Bootstrapping Dois Estágios e pela Análise de Componentes Principais, e seu posterior confronto com as variáveis mais relevantes para a eficiência no ensino da Matemática verificadas na pesquisa de campo, foi possível identificar boas práticas administrativas e pedagógicas que podem ser replicadas nas escolas com vistas a aumentar o desempenho em Matemática dos alunos. As boas práticas identificadas para as variáveis que melhoram o desempenho são especialmente relacionadas ao meio social e ao apoio da família dos estudantes, a entrega do conteúdo programático previsto para o ano letivo e o bom aproveitamento do tempo da aula por parte dos professores, à qualidade dos livros didáticos utilizados pelos alunos e ao interesse destes pela leitura e os estudos.
Título em inglês
Best administrative and pedagogical practices that contribute to the performance in Mathematics of elementary school students of public municipal schools: data analysis of the Basic Education Development Index - IDEB and exploratory research in municipalities of high socioeconomic level
Palavras-chave em inglês
Analysis of public data from centralized assessments
Good administrative and pedagogical practices
Mathematics teaching
Municipal public schools
Two-Stage DEA BCC Bootstrapping
Resumo em inglês
There is evidence in national and international scientific literature that studying is a key variable in determining the economic progress of individuals and nations, as well as a variety of non-economic benefits: improved health, reduced crime, greater social cohesion, greater democratic participation, and so on. This Thesis research identifies good administrative and pedagogical scholar practices that can contribute to improve student's performance on elementary school in centralized mathematics assessments. For that, a DEA BCC Bootstrapping Two Stage model was used, followed by quintile trend analysis for the available variables and a Principal Component Analysis, for 3,330 Brazilian municipal schools of high socioeconomic level, in order to identify municipal public schools in the Elementary School II that demonstrated efficiency in students' performance between years 2011 and 2015. Based on achieved results from the quantitative method, field research was carried out with eight municipal public schools, with the application of semi-structured interviews with school directors, Mathematics teachers and Municipal Secretaries of Education. Based on the analysis of the variables identified by the DEA BCC Bootstrapping Two Stage models, quintile trend analysis and Principal Component Analysis, and their subsequent comparison with the most relevant variables for efficiency in Mathematics teaching verified on field research, it was possible to identify good administrative practices and that can be replicated in schools in order to increase students' mathematics performance and eventually replicate these practices in poor performance schools. The good practices identified for the variables that improve performance are especially related to the social environment and the support of the students' family, the effective delivery of the program content planned for the school year and the good use of class time by teachers, quality the textbooks used by students and their personal interest in reading and studying.
 
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Data de Publicação
2020-11-19
 
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