• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.96.2010.tde-13122010-095928
Documento
Autor
Nome completo
Mônica Martins Mendes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2010
Orientador
Banca examinadora
Passador, Claudia Souza (Presidente)
Beduschi Filho, Luiz Carlos
Bialoskorski Neto, Sigismundo
Título em português
Relação entre educação cooperativista, participação e satisfação dos cooperados: verdades incertas
Palavras-chave em português
Cooperativa
Educação cooperativista
Participação
Satisfação
Resumo em português
Por ser o cooperativismo um modelo de organização que promove desenvolvimento econômico e social, estudos de soluções que levem ao aumento de seu desempenho e a redução de seus problemas são cada vez mais importantes. Estas passam não só por melhorias na gestão e finanças das cooperativas, mas principalmente pelo incentivo à educação e a participação dos cooperados. Assim, o objetivo deste trabalho foi observar a relação entre educação cooperativista, participação e satisfação dos sócios de uma cooperativa de forma a contribuir para a elaboração de propostas e medidas que promovam o aumento do desempenho da cooperativa. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório no qual foi desenvolvido um questionário próprio e lançou-se mão de um estudo de caso, escolhendo uma cooperativa do ramo agropecuário como objeto de análise. Os resultados apontam que apenas a escolaridade não garante a educação cooperativa, a qual, por sua vez, está relacionada com a participação de forma positiva. Também se constatou que a maior participação não está relacionada com a menor satisfação, como se esperava, e sim com o maior poder econômico. Tudo isso reforça a idéia de que se deve investir em ações específicas para a educação cooperativista como forma de aumentar a participação de todos, bem como o desempenho da cooperativa. Apesar de suas limitações, a pesquisa é ponto de partida para outros estudos nesta área além de contribuir para a construção de um modelo de análise.
Título em inglês
The relationship between cooperative education, participation and satisfaction of the cooperative`s members: uncertainties truths
Palavras-chave em inglês
Cooperative education
Cooperatives
Participation
Satisfaction
Resumo em inglês
Because cooperatives are a model of organization that promotes economic and social development, studies of solutions that increase its performance and reduce its problems are very important. Those solutions involve not only improvement in managing and financing areas, but mostly the participation and the cooperative education. Thus, the objective of this work was to observe the relation between cooperative education, participation, and satisfaction of the members of a cooperative, as a way to contribute for the creation of proposals and plans that improve the performance of the cooperatives. To achieve this aim, it was done an exploratory study, using a questionnaire in a case study of an agricultural cooperative. The results show that high level of formal education does not implies high level of cooperative education, which is related with participation in a positive way. It also turned out that the higher participation is not connected with lower satisfaction, as imagined, but with higher economic power. All this reinforce the idea that is necessary investments in cooperative education to improve participation and cooperative performance. Despite its limits, the research is a start to others in the same area and contributes to the development of an analysis model.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MonicaMMendes.pdf (3.49 Mbytes)
Data de Publicação
2010-12-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.