• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.96.2010.tde-13122010-092803
Documento
Autor
Nombre completo
Cassio Name Risk
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2010
Director
Tribunal
Shinyashiki, Gilberto Tadeu (Presidente)
Miura, Irene Kazumi
Trevizan, Maria Auxiliadora
Título en portugués
Análise dos egressos de uma faculdade pública admitidos em programas trainees: socialização antecipatória, choque de realidade e ingresso na organização
Palabras clave en portugués
Choque de realidade
Socialização profissional
Trainees
Resumen en portugués
Recém contratados em uma organização participam de um processo de socialização organizacional, em que aprendem as características do ambiente em que estão inseridos, e modelam seus comportamentos e atitudes assumindo um papel na organização. Trainees são jovens recém formados que se submetem a um rigoroso processo seletivo e, uma vez contratados, participam de um programa de desenvolvimento profissional que poderá conduzir a uma carreira para postos estratégicos na organização. Na fase denominada socialização antecipatória há a criação de expectativas por parte do ingressante anteriormente à entrada na organização, a não confirmação das mesmas conduz a um processo denominado choque de realidade. A seleção realística é uma forma de processo seletivo que diminui as chances de não confirmação de expectativas, apresentando ao candidato a organização como ela realmente é. O processo de socialização tem por objetivo diminuir o stress inicial, ambientar o novato e reduzir a possibilidade de abandono da organização. O objetivo deste estudo é analisar a ocorrência ou não do choque de realidade de alunos egressos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, formandos no ano de 2009, selecionados e contratados em programas trainees, sua satisfação e desejo de permanência na organização. Para conduzir o estudo foram aplicados dois questionários, um anteriormente à entrada na organização e outro posteriormente ao ingresso na organização, identificando o realismo do processo seletivo, as expectativas não confirmadas e confirmadas e as práticas de ambientação da organização, verificando a existência ou não do choque de realidade dos alunos e a satisfação com a empresa.
Título en inglés
Graduateds analysis of a public college hired in fast track programs: antecipatory socialization, reality schok and admission at organization
Palabras clave en inglés
Professional socialization
Reality schok
Trainees
Resumen en inglés
Newcomers hired share a process called organizational socialization, where they learn the environment caractheristics and model behavior, assuming an role at organization. Trainees are youngs graduate submitted a rigorous selections process to entry an organization and when hired are developed in a career program for in the future assume strategics roles. Na. Expectations are created by newcomers before entry organization, in the anticipatory socialization stage, and the unmet expectations leads to reality shock. Realistic job preview is a selections process to reduce chances of not confirming expectations of newcomers, presenting them organization how it really looks. Socialization processs objective is to reduce initial stress and incorporate newcomer at organization environment, reducing the chances of leaving it. The purpose of this study is to analyse the existence or not of a reality schok of graduated from Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Faculdade de Economia, year 2009, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, hired at fast track programs. Two questionnaires were developed, one prior entry organization, the other before entry, identifying the reality of selections process, met or unmet expectations and organizations pratices on environmenting newcomer, verifying existence or not of a reality schok.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
CassioNRisk.pdf (826.74 Kbytes)
Fecha de Publicación
2010-12-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.