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Master's Dissertation
DOI
10.11606/D.96.2012.tde-12072012-122904
Document
Author
Full name
Angelo Saturnino Neto
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Ribeirão Preto, 2012
Supervisor
Committee
Jabbour, Charbel José Chiappetta (President)
Gobbo Junior, José Alcides
Ribeiro, Maisa de Souza
Title in Portuguese
Fatores humanos críticos de sucesso à adoção de práticas empresariais para a mitigação da mudança climática: evidências específicas de produtos de baixo carbono
Keywords in Portuguese
eco-inovação
estratégias para a mitigação da mudança climática
fatores críticos de sucesso
Gestão ambiental
recursos humanos
Abstract in Portuguese
O objetivo geral desta pesquisa é aprofundar o entendimento sobre como os fatores humanos críticos de sucesso (FHCS), entendidos como aspectos organizacionais que não podem ser tecnicamente controlados, suportam a adoção de práticas de gestão ambiental para a mitigação da mudança climática em casos empresariais selecionados. Para tanto, é apresentada uma fundamentação teórica que compreende os conceitos das práticas empresariais para a mitigação da mudança climática, eco-inovações e fatores humanos críticos de sucesso para a gestão ambiental. A partir desse arcabouço teórico, foi realizado um estudo de múltiplos casos, tendo como unidades de análise projetos empresariais de eco-inovação em produtos, declarados como tendo incorporado referências à mitigação da mudança climática. Esta pesquisa foi realizada em três projetos eco-inovadores de baixo carbono reconhecidos por sua redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE). A premissa norteadora dessa pesquisa é a de que os fatores humanos críticos de sucesso influenciam os resultados da gestão ambiental empresarial e, por conseguinte, a adoção de práticas para a mitigação da mudança climática em inovações especificas. Os resultados indicam que nem todas as empresas apresentam-se nos mesmos estágios de gestão ambiental, permitindo constatar que a maturidade das práticas para a mitigação da mudança climática varia à medida que a gestão ambiental evolui, constituindo uma co-evolução entre as temáticas. Outra constatação que merece evidência é a diferença entre os estágios evolutivos das respostas corporativas para a mitigação da mudança climática mostrou-se determinante no processo de desenvolvimento de produtos de baixo carbono. De forma semelhante, constatou-se que os FHCS estabelecem distintas contribuições às práticas para a mitigação da mudança climática ao longo de sua linha evolutiva. Assim, as práticas mais evoluídas de resposta à questão climática tendem a interagir com a totalidade dos FHCS, produzindo eco-inovações mais disruptivas e que contribuem de forma mais efetiva a mitigação da mudança climática. Enquanto, as práticas para a mitigação da mudança climática nos estágios iniciais, por sua vez, tendem a não se associarem de forma significativa com os FHCS, resultando em eco-inovações menos disruptivas que minimizam os impactos de emissões de GEE, mas configuram-se soluções parciais e incompletas.
Title in English
Human critical success factors to adoption of environmental management practices for mitigation of climate change: specific evidences of low carbon products
Keywords in English
climate change strategies
critical success
ecoinnovation
Environmental management
human resource
Abstract in English
The objective of this research is to understand how human critical success factors (HCSF), defined as the organizational aspects that can not be technically controlled, support the adoption of environmental management practices for mitigation of climate change in selected business cases. To this end, we present a theoretical framework that presents the concepts of business practices for the mitigation of climate change, eco-innovations and human critical success factors for environmental management. From this theoretical framework, we present a multiple case study, with projects of eco-business innovation in products as the units of analysis. This research was conducted based on three eco-innovative low carbon projects recognized for their real reduction of emissions of greenhouse gases (GHGs). The premise guiding this research is that HCSF influenced the outcomes of environmental management business and, therefore, the adoption of practices for the mitigation of climate change on specific innovations. The results indicate that not all companies present on the same stages of environmental management, allowing to consider that the maturity of practices for the mitigation of climate change varies as environmental management evolves, forming a co-evolution between these variables. Another finding that deserves evidence is the difference between the evolutionary stages of corporate responses to climate change mitigation proved decisive in the process of developing low carbon products. Similarly, it was found that the different contributions HCSF establish practices for mitigation of climate change along its evolutionary path. Thus the practices more evolved concerning to the climate issue tend to relate with all the HCSF, producing eco-disruptive innovations and contribute more effectively to climate change mitigation. While the practices for the mitigation of climate change in the initial stages, in this turn, tend to not associate significantly with HCSF, resulting in less disruptive eco-innovations.
 
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Publishing Date
2012-08-03
 
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