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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2020.tde-05112019-095828
Document
Auteur
Nom complet
Angelica Zilda de Souza
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2019
Directeur
Jury
Merlo, Edgard Monforte (Président)
Braga Junior, Sergio Silva
Feijó, Ricardo Luís Chaves
Pizzinatto, Nadia Kassouf
Titre en portugais
Responsabilidade social corporativa e impactos na imagem da marca: um estudo em empresas nacionais e multilatinas do setor alimentício
Mots-clés en portugais
América Latina
Imagem da marca
Responsabilidade Social Corporativa
Resumé en portugais
Esta pesquisa teve por objetivo analisar as práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) de empresas nacionais e multinacionais de bens de consumo alimentício e sua imagem junto aos consumidores no que tange à percepção das práticas de responsabilidade social e imagem da marca. Para tanto, o estudo contou com a participação de quatro empresas: Bauducco, Bimbo, Panco e Wickbold. A pesquisa utilizou-se do método de estudo de caso - multicaso e a coleta de informações referentes às práticas de Responsabilidade Social Corporativa foi realizada por meio de levantamentos nos sites institucionais e nas redes sociais das organizações. Além disso, procedeu-se à aplicação de questionários que visavam apurar a percepção do consumidor no tocante à satisfação com a marca. O questionário foi aplicado aos consumidores em duas etapas: anteriormente e posteriormente à exposição das práticas de RSC de cada empresa. No que concerne à apuração das práticas de Responsabilidade Social de cada empresa, o Grupo Bimbo apareceu como a organização que mais atendeu aos parâmetros propostos com base no aporte teórico, uma vez que oferecia um maior volume de informações relacionadas às suas práticas de RSC. A análise quantitativa das respostas fornecidas aos questionários, por sua vez, apontou que as variáveis de atendimento às necessidades e de percepção da qualidade do produto foram as que mais impactaram na satisfação do consumidor, estando essas variáveis presentes em todas as equações de regressão extraídas por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e considerando-se a satisfação como variável dependente. Foi possível apurar, ainda, o surgimento, no segundo momento da pesquisa, de variáveis relacionadas a RSC nas equações de satisfação que não se encontravam presentes no primeiro momento da pesquisa, com exceção da empresa Panco, que não apresentou variáveis relacionadas a RSC antes ou depois da exposição das práticas. A limitação desta pesquisa consiste na aplicação do número mínimo de questionários exigidos para a realização da análise, o que restringe, deste modo, a oportunidade de se explorar o tema mais profundamente, por meio de um volume maior de informações coletadas
Titre en anglais
Corporate Social Responsibility: A Study on National and Multilatinas Companies in the Food Industry
Mots-clés en anglais
Brand image
Corporate social responsibility
Latin America
Resumé en anglais
This research study aimed at analyzing the practices of Corporate Social Responsibility (CSR) of national and multinational companies of food consumer goods and their image in the consumers' perceptions regarding practices of social responsibility and brand image. We analyzed four organizations: Bauducco, Bimbo, Panco and Wickbold. Therefore, we used the case study method - multicase and collected information regarding the practices of corporate social responsibility of the companies through their institutional websites and social networks, and through the application of questionnaires, which sought to determine the perception of the consumer in relation to brand satisfaction. Questionnaires were applied in two stages: before and after the exposition of the CSR practices of each company. Concerning the analysis of such Social Responsibility practices, we verified that Grupo Bimbo was the company that most met the parameters that were proposed based on the theoretical framework due to the exposition of a greater volume of information related to the CSR practices of the stated organization. The quantitative analysis of the answers provided to the questionnaires, on the other hand, indicated that the variables related to clients' demands attendance and perception of product quality had the greatest impact on consumer satisfaction. Such variables appeared in all regression equations generated by SPSS software - Statistical Package for the Social Sciences, having satisfaction as an independent variable. We also verified, in the second moment of the research, the emergence of variables related to CSR in the equations of satisfaction that were not initially present in the study. The only exception for this latter finding was related to Panco that did not present CSR-related variables before or after the exposition of its practices. Finally, it is worth mentioning that this research study is limited due to the application of a minimally required number of questionnaires, thus restricting the opportunity to extensively explore the topic through a greater volume of gathered information
 
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Date de Publication
2020-01-30
 
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