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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.96.2016.tde-05092016-155417
Document
Auteur
Nom complet
Daisy Carmen Sarzuri Ayala
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2016
Directeur
Jury
Merlo, Edgard Monforte (Président)
Oliveira, Jorge Henrique Caldeira de
Braga Junior, Sergio Silva
Fouto, Nuno Manoel Martins Dias
Gremaud, Amaury Patrick
Titre en portugais
A imagem do Brasil: um estudo a partir da perspectiva de consumidores latino-americanos
Mots-clés en portugais
Imagem de país
Imagem do Brasil
País de origem
Resumé en portugais
Os países estão cada vez mais conscientes da importância da sua imagem, dado que, a imagem de um país representa um ativo fundamental nas novas relações econômicas e políticas. Assim, a pesquisa da imagem dos países vem ganhando relevância no campo de estudos de Marketing Internacional. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa foi: investigar quais são as dimensões que compõem a imagem do Brasil e quais são os fatores que contribuem para sua formação no exterior, especificamente na América Latina. Para atingir esse objetivo, foi realizado uma pesquisa qualitativa aplicando o método ZMET e uma pesquisa quantitativa por meio de um survey junto a uma amostra de 1617 respondentes de nacionalidade mexicana, argentina, equatoriana e boliviana. Os resultados do estudo confirmaram que o construto "Imagem de país" compreende três componentes (cognitivo, afetivo e conativo), confirmou-se também que a imagem do Brasil pode ser analisada por uma combinação dos componentes cognitivo, afetivo e conativo, sendo que o cognitivo foi o componente mais fortemente identificado, baseado essencialmente em crenças relacionadas à política, às pessoas do país, aos aspectos socioambientais, à economia, à inovação e à cultura do Brasil. Adicionalmente, os resultados demonstraram que, para os participantes pesquisados (mexicanos, argentinos, equatorianos e bolivianos), a internet e os jornais televisivos foram os dois meios de comunicação mais importantes para obter informações sobre o Brasil. Portanto, os meios de comunicação desempenham um papel muito importante na formação da imagem do Brasil na América Latina
Titre en anglais
The image of Brazil: a study from the perspective of Latin American consumers
Mots-clés en anglais
Brazil image
Country image
Country of origin
Resumé en anglais
The countries are increasingly aware of the importance of their image, since the image of a country is a key asset in the new economic and political relations. Thus, the research of the image of the country has been gaining importance in the international marketing field studies. In this context, the objective of this research was: investigate what are the dimensions that contribute to constitute Brazilian country image and what are the factors that helps to form this particular aspect in Latin America. To achieve this goal, we performed a qualitative research applying ZMET method, and a quantitative research through a survey with a sample of 1617 respondents of Mexican nationality, Argentina, Ecuador and Bolivia. The study results confirmed that the construct "country image" comprises three components (cognitive, affective and conative), it was confirmed also that the Brazilian image can be analyzed by a combination of components cognitive, affective and conative. Since the cognitive was the most strongly identified component, essentially based on beliefs related to politics, the people of the country, social and environmental aspects, the economy, innovation and culture of Brazil. In addition, the results showed that the participants surveyed (Mexicans, Argentineans, Ecuadorians and Bolivians), the Internet and television news are the two most important media for information about Brazil. Therefore, the media performs one important role in the Brazilian image formation in Latin America
 
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Date de Publication
2016-11-01
 
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