• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.96.2019.tde-02012019-102650
Documento
Autor
Nombre completo
Denise Alessandra Defina
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2018
Director
Tribunal
Oliveira, Sonia Valle Walter Borges de (Presidente)
Amui, Lara Bartocci Liboni
Moraes, Marcelo Botelho da Costa
Cezarino, Luciana Oranges
Fernandes Junior, Jose Leomar
Montreuil, Benoit
Título en inglés
The role of Physical Internet on enabling sustainable multimodal logistics infrastructure: the case of sugar logistics in southeastern Brazil
Palabras clave en inglés
Logistics
Multi-Modal
Physical Internet
Supply chain
Sustainability
Resumen en inglés
Brazilian logistics is the aim of this thesis, which includes discussion concerning main problems and difficulties faced by the Brazilian corporations with respect to transportation infrastrucuture, handling, storage, production and delivery for internal and external marketing. Verifying how Brazil can improve its logistics industry in order to achieve innovative forms of sustainability is the purpose of this discussion. On pursuing this path, historical data was obtained with respect to Brazilian logistics industry, which can partly explain the inefficiency of priority road as a single modal mean and pollution effects. An extensive literature review about sustainability, logistics, Physical Internet and transportation systems is carried out. Concepts from Physical Internet are studied in order to verify how logistics could be improved, national and international commercial relationships and social welfare as well. Through this research, it was possible to obtain evidences that an important Southeast located sugar cane plant uses a small percentage of its own transportation and private hired to distribute its final product. Road transportation covers internal market while road and overseas transportation is directed to external markets. Applying Physical Internet concepts like hyperconnected distribution network using Simulator Logistics Analytics 8, was determinant on verifying that is possible to make use of systemic distribution network, which complies with diverse sorts of multimodality demand and, at the same time, providing sustainability indicators. In Brazil's Southeast it would be possible if governmental and private actors could be interested on investing, maybe on a partnership basis, in a viability project.
Título en portugués
O papel da Physical Internet na viabilização de uma infraestrutura logística multimodal sustentável: o caso da logística de açúcar no sudeste do Brasil
Palabras clave en portugués
Cadeia de Suprimentos
Logística
Multi-Modal
Physical Internet
Sustentabilidade
Resumen en portugués
Esta tese compreende um estudo sobre logística brasileira. Os principais problemas e dificuldades que as empresas brasileiras enfrentam em relação à infraestrutura do transporte, manuseio, armazenagem, produção e entrega para comercializar interna e externamente. A proposta foi verificar como o Brasil pode melhorar o sistema logístico em termos de sustentabilidade e de uma forma inovadora. Para isso, a pesquisa levantou os dados históricos em relação à logística no Brasil, o que explicou em parte, os problemas de ineficiência da unimodalidade rodoviária prioritária, além dos efeitos poluidores. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre sustentabilidade, logística, Physical Internet e sistemas de transporte. Os conceitos da Physical Internet foram estudados para verificar como poderim melhorar sua logística, as relações comerciais nacionais e internacionais, bem como o melhor bem-estar social em uma delas. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa baseou-se em um estudo de caso utilizando um software de simulação logística, desenvolvido para esse fim. Por meio da pesquisa de campo, foi observado que uma importante usina de cana-de-açúcar na região Sudeste utiliza uma pequena porcentagem de seu próprio transporte para a distribuição do produto acabado e de empresas de transporte contratadas especificamente para distribuir seu produto na maioria das localidades. O transporte é feito por modo rodoviário, apenas para comercio exterior é que se utiliza rodoviário e marítimo. Aplicando os conceitos de Internet Física, a rede de distribuição hiperconectada, utilizando o Simulador Logístico Anylogic 8, foi possível verificar que é possível utilizar uma rede de distribuição sistêmica, atendendo a diversos tipos de demanda com multimodalidade e, ao mesmo tempo, ter indicadores de sustentabilidade. No Sudeste do Brasil, seria possível que atores governamentais e privados se interessassem e investissem, talvez em parceria, em um projeto de viabilidade.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-02-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.