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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.96.2020.tde-01122020-113937
Documento
Autor
Nome completo
Emerson Lima Aredes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2020
Orientador
Banca examinadora
Pádua, Silvia Inês Dallavalle de (Presidente)
Caramori, Carlos Antônio
Coelho, Eduardo Barbosa
Costa, André Lucirton
Costa, Janaina Mascarenhas Hornos da
Klein, Leander Luiz
Título em português
Framework de processos para a gestão de centros de pesquisa clínica
Palavras-chave em português
BPM
Business process management
Centro de pesquisa clínica
Gestão de pesquisa clínica
Gestão por processos
Resumo em português
Business Process Management (BPM) é uma disciplina de gestão que auxilia as organizações a coordenarem seus processos de maneira mais efetiva. Tal abordagem de gestão tem como um de seus principais paradigmas a mudança da forma de entender as organizações de uma visão funcional (de dentro dos departamentos e isolados) para uma visão de processos holística end-to-end, ou seja, partindo da requisição inicial do cliente até a sua plena satisfação. Cada vez mais, organizações de diferentes setores buscam aprimorar suas operações e resultados utilizando BPM, assim como no setor de saúde. Na pesquisa clínica e, mais especificamente nos Centros de Pesquisa Clínica (CPCs), há carência de materiais que possam auxiliar na gestão de seus processos, diminuindo a qualidade dos centros e a atratividade por novos estudos para o ambiente nacional. A partir destes motivadores, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um framework de processos de negócio para a gestão de Centros de Pesquisa Clínica. Para isso, o trabalho utilizou uma abordagem metodológica dividida em cinco etapas: a Etapa 1 - Validação do problema, analisou a importância do tema estudado e validou a lacuna na literatura a partir de uma revisão sistemática da literatura; a Etapa 2 - Identificação dos processos, identificou os processos de negócio de um CPC a partir de um estudo de caso; a Etapa 3 - Avaliação com especialistas, avaliou e detalhou os processos da Arquitetura de Processos identificados na Etapa 2 de maneira iterativa com profissionais de pesquisa clínica a partir de entrevistas em profundidade; a Etapa 4 - Revisão da literatura, analisou os trabalhos científicos que tratam da gestão dos processos de um CPC, com base nos nomes dos processos da Arquitetura de Processos avaliada na Etapa 3; e Etapa 5 - Apresentação do framework: consolidou as informações das etapas anteriores, apresentando o framework construído. O resultado foi um framework de processos de negócios para a gestão de CPCs, contendo uma estrutura básica de processos e um conjunto de boas práticas para sua condução servindo como um guia inicial ou um ponto de comparação para autoavaliação e benchmark de Centros de Pesquisa Clínica com 27 processos de negócio divididos entre processos centrais, de gestão e de suporte que trata de todas as atividades de um CPC como uma unidade de negócio. A pesquisa supre a demanda de profissionais de centros de pesquisa clínica, a lacuna na literatura da área, mostra o potencial do uso empírico de BPM e ainda apresenta um método que pode ser reutilizado para a criação de frameworks em outras áreas de conhecimento. Espera-se que este estudo e o produto desenvolvido possam contribuir com a literatura de BPM e pesquisa clínica, fortalecer o conhecimento de profissionais de pesquisa clínica, promover a melhoria na condução de protocolos e promover BPM nos CPCs.
Título em inglês
Business process framework for clinical research centers management
Palavras-chave em inglês
BPM
Business process management
Clinical research center
Clinical trial management
Resumo em inglês
Business Process Management (BPM) is a management discipline that help organizations to coordinate their processes more effectively. Such a management approach has as one of it paradigms the shift of understanding organizations from a functional view (from within departments and isolated) to a holistic view of end-to-end processes, starting from the clients' initial requisition until they are fulfilled. Increasingly, organizations from different sectors have sought to improve their operations and results using BPM, as well as in the health sector. In clinical research and, more specifically, in Clinical Research Centers (CPCs), there is a lack of materials that can assist in the management of their processes, reducing the quality of the centers and the attractiveness of new studies for the national environment. Based on these motivators, the objective of this research was to develop a business process framework for the management of Clinical Research Centers. To achieve it, it was used a methodological approach divided into five stages: Step 1 - Validation of the problem, analyzed the importance of the studied theme and validated the gap in the literature from a systematic review of the literature; Step 2 - Process identification, identified a CPC's business processes from a case study; Step 3 - Evaluation with specialists, evaluated and detailed the processes of the Process Architecture identified in Step 2 in an iterative way with clinical research professionals from in-depth interviews; Step 4 - Literature review, analyzed the scientific studies regarding the management of the processes of a CPC, based on the names of the processes listed in the Process Architecture evaluated in Step 3; and Step 5 - Presentation of the framework, that consolidated the information from the previous steps, presenting the built framework. The result was a business process framework for the management of CPCs, containing a basic structure of processes and a set of good practices for conducting them, serving as an initial guide or point of comparison for self-assessment and benchmark of Clinical Research Centers with 27 business processes divided among central, management and support processes approaching all the activities of a CPC as a business unit. The research meets the demand of professionals from clinical research centers, the gap in the literature in the area, shows the potential of the empirical use of BPM and also presents a method that can be reused for the creation of frameworks in other areas of knowledge. It is expected that this study and the product developed can contribute to the literature on BPM and clinical research, strengthen the knowledge of clinical research professionals, promote improvements in the conduction of research protocols and promote BPM in CPCs.
 
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Data de Publicação
2021-02-01
 
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