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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.96.2023.tde-26042023-080854
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Spinoso Prado
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2022
Orientador
Banca examinadora
Lucinda, Claudio Ribeiro de (Presidente)
Bettini, Humberto Filipe de Andrade Januário
Ledo, Bruno Cesar Aurichio
Oliveira, Alessandro Vinícius Marques de
Rodrigues, Eduardo Augusto de Souza
Vieira, Renato Schwambach
Título em português
Ensaios em economia do transporte aéreo
Palavras-chave em português
Aviação civil
Demanda
Transporte aéreo
Resumo em português
Esta tese realizou três ensaios em economia do transporte aéreo. Os estudos tiveram como foco o mercado aéreo brasileiro. Foram utilizados principalmente dados de movimentação e estatísticas do mercado nacional disponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, órgão regulador do setor. O primeiro ensaio avaliou os fatores que influenciam a entrada de empresas aéreas em uma rota por meio da estimação de um modelo de escolha discreta. Os resultados em geral foram coerentes com o esperado, destacando-se o parâmetro estimado para o coeficiente que relaciona o lucro das empresas quando há presença de um concorrente no mercado. O coeficiente estimado foi positivo, indicando que a incumbente tem um aprendizado sobre o tamanho do mercado com a presença de uma concorrente. O segundo ensaio buscou avaliar a hipótese de aprendizado, verificando a existência de heterogeneidade da preferência dos consumidores quanto ao horário de partida do voo, ou seja. Por meio de estimação de um modelo logit aninhado com coeficientes aleatórios foram encontradas evidências em favor da hipótese, indicando haver diferenciação dos produtos, justificando em partes o ganho da incumbente ao entrar em um novo mercado. Por fim, o terceiro ensaio buscou evidências da existência de um efeito de diminuição no nível de operação após uma fusão entre duas empresas do setor. A hipótese investigada é de que caso a empresa tenha como motivador para realizar a fusão apenas a diminuição da concorrência em rotas que ela já opera, haveria uma redução da operação nas rotas em que somente a empresa incorporada atuava. Por meio de um modelo inferência causal verificou-se a relevância da hipótese em dois casos dos quatro analisados.
Título em inglês
Essays on economics of air transportation
Palavras-chave em inglês
Air transportation
Civil aviation
Demand
Resumo em inglês
This thesis addressed three essay in economics of air transportation. The studies focused on the Brazilian airline market. Mainly, movement data and statistics of the domestic market where used, available by the National Civil Aviation Agency - ANAC, the sector's regulatory body. The first essay evaluated the factors that influence the entry of airlines into a route by estimating a discrete choice model. The results, in general, were consistent with what was expected, highlighting the estimated parameter for the coefficient that relates the companies' profit when there is a presence of a competitor in the market. The estimated coefficient was positive, indicating the incumbent has a learning process about the size of the market with the presence of a competitor. The second essay sought to evaluate this hypothesis, verifying the existence of heterogeneity in consumers preferences regarding flight departure time. Through the estimation of a random coefficients nested logit model, evidence in favor of the hypothesis were found, indicating the existence of product differentiation, justifying in part the incumbent's gain when entering a new market. Finally, the third essay sought evidence of the existence of a decrease effect in the level of operation after a merger between two companies in the sector. The hypothesis investigated was, if the company is motivated to merge only to reduce competition in routes where it already operates, there would be a reduction in the operation in routes where only the incorporated company operated. Through a causal inference model, the relevance of the hypothesis was verified in two of the four cases analyzed.
 
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Data de Publicação
2023-04-26
 
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