Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.96.2020.tde-26012021-152424
Documento
Autor
Nome completo
Wander Plassa da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2020
Orientador
Banca examinadora
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva (Presidente)
Castro, Rudi Rocha de
Irffi, Guilherme Diniz
Santos, Daniel Domingues dos
Santos, Marcelo Justus dos
Shikida, Pery Francisco Assis
Título em português
Violência e educação: impacto da violência sobre o fluxo escolar
Palavras-chave em português
Políticas públicas
Progressão escolar
Violência
Resumo em português
A violência é um dos principais problemas que a sociedade brasileira vem enfrentando nos últimos anos. Uma das faces que essa violência tem mostrado nos centros urbanos é o grande número de tiroteios em áreas densamente povoadas, levando, frequentemente, a interrupção do funcionamento das escolas. Já há evidências na literatura de que escolas localizadas em bairros violentos estão associadas a alunos com menor desempenho escolar (MONTEIRO; ROCHA, 2017; GROGGER, 1997). Diante dessa situação, o objetivo desta tese é analisar a relação entre a violência e o progresso escolar (aprovação, reprovação e abandono escolar) para alunos do ensino fundamental e médio de duas regiões com características bastante distintas: Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e Sertãozinho (São Paulo). A tese está estruturada em duas grandes partes. Na primeira, será analisado como um aumento da violência afetou os indicadores de fluxo escolar. Nesse caso, investiga se a instalação de UPPs nas favelas do município do Rio de Janeiro provocou uma migração de criminosos (capturada por aumento nas taxas de criminalidade nesses locais) para Delegacias Policiais (DPs) vizinhas. Se confirmada essa migração, a hipótese de identificação é que essa variação da criminalidade nas DPs vizinhas é exógena. Assim, será possível analisar o efeito causal do aumento da violência sobre os indicadores de fluxo escolar. Na segunda parte da tese, será investigado o papel das variáveis socioemocionais como fatores protetivos (ou de risco) na relação da exposição à violência e fluxo escolar. Nesse caso, serão utilizados dados de uma coleta primária no município de Sertãozinho aplicada em 2012 e 2017, que indagou aos alunos acerca dessa exposição à diferente tipos de violência, bem como coletou dados administrativos de progressão escolar e de características socioemocionais dos alunos.
Título em inglês
Violence and education: impact of violence on promotion
Palavras-chave em inglês
Public policy
School failure
Violence
Resumo em inglês
Violence is one of the main problems that Brazilian society has been facing in recent years. One of the faces that this violence has shown in big cities is the large number of shootings in densely populated areas, often leading to the disruption of schools. There is already evidence in the literature that school education in violent neighborhoods is associated with students with lower school performance (MONTEIRO; ROCHA, 2017; GROGGER, 1997). In view of this situation, the objective of this thesys is to analysis the relationship between violence and promotion (approval, failure and dropout rates) for elementary and high school students from two regions with very different characteristics: Rio de Janeiro city (Rio de Janeiro) and Sertãozinho (São Paulo). The thesis is structured in two major parts. Firstly, it will be analyzed how an increase in violence affected school failure indicators. In this case, we will investigate i) whether the installation of UPPs in the favelas of the municipality of Rio de Janeiro caused a migration of criminals (captured by increased crime rates in the localities) to neighboring Police Districts (PDs); ii) if this migration is confirmed, the identification hypothesis is that this variation in crime in neighboring PDs is exogenous. Thus, it will be possible to investigate the causal effect of increased violence on school failure indicators. Secondly, the role of socioemotional variables as protective (or risk) factors in the relation of exposure to violence and school flow will be investigated. In this case, data from a primary collection in the municipality of Sertãozinho (São Paulo) applied in 2012 and 2017 will be used, which it asked students about their exposure to different types of violence, as well as it collected administrative data on school progression and socioemotional characteristics of students.
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Data de Publicação
2021-03-22