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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2014.tde-23092014-135716
Documento
Autor
Nome completo
Thaís Mendonça Barcellos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2014
Orientador
Banca examinadora
Lucinda, Claudio Ribeiro de (Presidente)
Moita, Rodrigo Menon Simões
Santos, Daniel Domingues dos
Título em português
Não são só 20 centavos: efeitos sobre o tráfego da Região Metropolitana de São Paulo devido a redução na tarifa de ônibus financiada pelo aumento da CIDE nos combustíveis da cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Imposto
Modelos de escolha discreta
Subsídio cruzado
Tráfego
Transporte público
Resumo em português
Em junho de 2013, o reajuste de R$ 0,20 na tarifa de ônibus gerou uma série de manifestações populares no país que acabaram fazendo alguns governos, como o da cidade de São Paulo, voltarem atrás e arcarem com essa diferença com as empresas de ônibus. Visto isso, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, propôs uma política de municipalização de um tributo imposto sobre a gasolina, a CIDE, para financiar o transporte público urbano. Nesse contexto, foi encomendada uma pesquisa a Fundação Getúlio Vargas para responder a magnitude do impacto desse subsídio cruzado entre usuários do transporte privado e coletivo. Esse trabalho utiliza o resultado encontrado por essa pesquisa para responder qual o efeito sobre o tráfego da Região Metropolitana de São Paulo utilizando dados da Pesquisa de Origem e Destino de 2007. Os resultados encontrados mostram que a política de subsídio cruzado proporciona um baixo deslocamento no fluxo dos modos de transporte. Além disso, a análise de bem estar da política mostra que os mais favorecidos são os indivíduos de baixa renda. A estimação é feita com base em dois modelos de escolha discreta (Multinomial e Mixed Logit), separada por dois motivos de viagem: trabalho e estudo. E, as simulações de deslocamento de demanda utilizam dois valores de tributos, R$ 0,10 e R$ 0,50.
Título em inglês
It is not only 20 cents: effects on traffic in the Metropolitan Region of São Paulo due to reduction in bus fare financed by increased fuel tax in São Paulo city
Palavras-chave em inglês
Cross-subsidy
Discrete choice models
Public transportation
Taxes
Urban travel demand
Resumo em inglês
In June 2013, the increase of 0.20 BRL in bus fare has emerged a series of popular demonstrations in the country that ended up making some governments, such as the city of São Paulo, backtrack and pay out this difference with the buses company. So, the mayor of São Paulo, Fernando Haddad, proposed a policy of decentralization of a tax imposed on gasoline, CIDE, to finance urban public transport. In this context, a report was commissioned to Fundação Getúlio Vargas to respond the magnitude of the impact of cross-subsidy between users of private and collective transport. This work uses the results found in this report to answer the effect on traffic in the Metropolitan Region of São Paulo using data from the Source and Destination Survey of 2007. Results show that the cross-subsidy policy provides a low offset in the flow modes of transport. Moreover, the analysis of welfare policy shows that the most favored are the low-income individuals. The estimation is based on two discrete choice models (Multinomial and Mixed Logit), separate for two reasons of trips: work and study. And the simulations of displacement demand use two values of taxes, 0.10 and 0.50 BRL.
 
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Data de Publicação
2014-10-10
 
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