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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2023.tde-22092023-143612
Documento
Autor
Nome completo
Lucas Favaro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2023
Orientador
Banca examinadora
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva (Presidente)
Nastari, Roberta Loboda Biondi
Rosa, Leonardo Santana Nunes
Título em português
Uma análise da mudança no perfil dos alunos das escolas que aderem ao Programa Ensino Integral (PEI)
Palavras-chave em português
Educação em tempo integral
Ensino
Escolha da escola
Políticas públicas
Resumo em português
Esta dissertação teve como objetivo investigar em que medida a implantação de um modelo de educação em tempo integral no estado de São Paulo, Brasil, o Programa Ensino Integral (PEI), altera a composição demográfica, racial e de gênero do corpo discente nas escolas que o adotaram, bem como o número de alunos dessas escolas. Usando uma metodologia escalonada de diferenças-em-diferenças, os resultados mostram que o programa aumentou a fração de meninas nas escolas em 2,5 pontos percentuais, diminuiu a porcentagem de alunos não brancos nas escolas em 3,0 pontos percentuais e reduziu o percentual de alunos atrasados nas escolas em 7,6 pontos percentuais. Adicionalmente, observou-se que o PEI reduziu em aproximadamente 94 o número de alunos do ensino médio nas escolas que adotaram o programa. Alguns possíveis mecanismos que ocasionaram essas mudanças foram discutidos. Constatou-se que um fator crucial para tais mudanças é o ingresso de novos alunos nas escolas que adotam o programa.
Título em inglês
An analysis of the change in the profile of students from schools that adhere to the Programa Ensino Integral (PEI)
Palavras-chave em inglês
Full-time education
Public policy
School choice
Teaching
Resumo em inglês
This dissertation aimed to investigate to what extent the implementation of a full-time education model in the state of São Paulo, Brazil, the Programa Ensino Integral (PEI), alters the demographic, racial, and gender composition of the student body in the schools that adopt it, as well as the number of students in those schools. Using a staggered difference-in-differences methodology, the results show that the program increased the fraction of girls in schools by 2.5 percentage points, decreased the percentage of non-white students in schools by 3.0 percentage points, and reduced the percentage of delayed students in schools by 7.6 percentage points. Additionally, it was observed that the PEI reduced the number of high school students in schools that adopted the program by approximately 94. Some possible mechanisms that caused these changes were discussed. It was found that a crucial factor for such changes is the entry of new students in schools that adopt the program.
 
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Data de Publicação
2023-09-26
 
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