• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2017.tde-22082017-154249
Documento
Autor
Nome completo
Arthur de Souza Godeli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2017
Orientador
Banca examinadora
Huse, Cristian
Sakurai, Sérgio Naruhiko
Trindade, André Garcia de Oliveira
Título em português
Estimativa da disposição a pagar por eficiência energética no mercado de carros novos no Brasil
Palavras-chave em português
Economia de combustível
Eficiência energética
Mercado de carros no Brasil
Resumo em português
É esperado que o consumidor, no momento de decidir qual carro ele irá adquirir, leve em conta, entre diversos outros fatores, a eficiência energética do modelo. Contudo, diversos trabalhos apontam que o consumidor subvaloriza o gasto total que terá com combustível no momento que decide qual modelo de carro irá comprar. Como carros são grandes produtores de externalidades, e por isso, frequentemente são objetos de política pública, é necessário entender esse comportamento do consumidor para que os formuladores o possam levar em conta no momento de fazer as políticas públicas. O objetivo principal desse trabalho ´e estimar o peso relativo que o consumidor brasileiro dá à economia de combustível no momento da escolha da compra do carro, e verificar se, de fato, há uma subvalorização da importância do gasto com combustível no mercado de carros novos no Brasil. Para tentar responder a pergunta proposta serão utilizados duas metodologias distintas. A primeira será uma regressão de preços hedônicos, e a segunda um modelo de demanda aninhado.
Título em inglês
Estimation of the willingness to pay for energy efficiency in the new car market in Brazil
Palavras-chave em inglês
Car market in Brazil
Energy efficiency
Fuel economy
Resumo em inglês
It is expected that the consumer, in the moment when deciding which car he will buy, take in account the energetic efficiency of the model. However, many works show that the consumer undervalues the total spent that he will have with fuel in the moment he decides which model to buy. Cars are important externalities creators, and so, are frequently target of public policies, it is necessary to understand this behave of the consumer in order that the policies makers can design the most useful policy. The main objective of this work is to estimate the relative weight that the Brazilian consumer gives to the fuel economy in the moment of the car purchase choice, and verify if indeed, there is a undervaluation of the weight of the fuel spending in the Brazilian new car market. To try to answer this question will be used two different methodologies. The first one is a hedonic prices regression, and the second a nested demand model.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-09-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.